terça-feira, 23 de abril de 2013

Reatech 2013

Entrada da Reatech 2013
No primeiro post sobre a Reatech 2013, que aconteceu de 18 a 21 de abril no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, vou dar um panorama geral sobre o que vi na feira. A primeira vez que estive na Reatech foi em 2009, e de lá para cá a feira cresceu e se multiplicou. A quantidade de expositores e de visitantes cresceu bastante, tanto que estou achando que o local está ficando pequeno. Fui na sexta e já achei muito cheio, mas no sábado a coisa estava tão lotada que ficou difícil rodar por lá. Tinha engarrafamento de cadeira de rodas e fila para o banheiro, e aí que o bicho pegou: eram três banheiros para deficiente, um de cada lado e um nos fundos, cada um deles com duas "baias" para deficiente, muito pouco para uma feira deste porte. Cheguei a esperar mais de meia hora para conseguir utilizá-los.
Deputada Federal Rosinha da Adefal
As palestras ministradas no evento foram muito boas, destaque para as deputadas Rosinha da Adefal e Mara Gabrilli. A deputada Rosinha informou em primeira mão que a Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade (361 votos), o PLP 277 de 2005, que trata da diminuição do tempo de contribuição à Previdência Social e de idade para a aposentadoria da pessoa com deficiência. O projeto segue para a sanção presidencial. De acordo com o projeto, o tempo para aposentadoria de pessoas com deficiência grave cai para 25 anos para homens e 20 para mulheres; com deficiência moderada, 29 anos para homens e 24 para mulheres e com deficiência leve será de 33 anos para homens e 28 anos para mulheres. A aposentadoria por idade também poderá ser requisitada com cinco anos a menos que a idade exigida atualmente, que é 65 anos para homens e 60 para mulher. Ambos deverão ter contribuído por um mínimo de 15 anos.
A primeira coisa que se via na feira eram os stands de montadoras
Uma coisa que impressionou nessa feira foi o tamanho dos stands das montadoras de veículos. Sem dúvida os maiores stands, e em quantidade: nada menos que sete montadoras tinham grandes stands na feira, fora os de auto escolas e outros veículos para deficiente, sem contar a área externa para test drive. Tudo bem que acho fundamental a ter exaltar as possibilidade de dirigir e adquirir um veículo, mas esperava stands maiores de equipamentos para deficientes, que são mais importantes para o dia a dia.
Stand do Comitê Paralímpico Brasileiro
Nos stands de lojas para cadeirantes, destaque para o da Cavenaghi e da Mobility, com dezenas de modelos diferentes e vários acessórios. Só que, devido ao tamanho, no sábado estes stands estavam quase impossíveis de entrar. Tinha fila de cadeirantes nas imediações. Mal dava para ver todos os modelos. Porém, gostei bastante do atendimento nestes stands (quando consegui chegar neles), que nos deixavam testar os equipamentos quando possível. O stand do Comitê Paralímpico também estava muito bacana, com  muita informação, inclusive sobre a Olimpíada do Rio em 2016, e até sessão de autógrafos com paratletas brasileiros.
Hardcore Sitting na Reatech
Mas a verdadeira diversão estava nos stands secundários. Ali vi mais novidades e novas tecnologias, com destaque para uma nova marca de cadeiras de rodas nacional e "subidores de escada" bem modernos. Falarei sobre eles nos próximos posts. A área para esportes também estava bem agitada, com eventos simultâneos e até uma área para esportes radicais, com o pessoal do Hardcore Sitting, que dá até cambalhota em cadeira de rodas! Infelizmente não consegui ver nenhuma apresentação... Mais fácil que descrever o que vi, é mostrar, portanto fiz um vídeo "on board", atarrachando uma câmera GoPro à minha cadeira de rodas enquanto eu dava um rolé geral pela feira. Acompanhem!

Nos próximos posts, mais novidades!

11 comentários:

  1. Uma pena eu não poder ir, adoraria poder fazer test drive em alguns modelos de carros, uma pena eles fazerem isso na feira e não nas concessionarias.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo Fernando, aqui em BH duas concessionárias tinham adaptados para test drive, mas já tiraram de circulação... vou fazer um post sobre os test drives que fiz, com vídeos inclusive!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal.Muito obrigado Alessandro quem sabe com seu conhecimento me decido, tirei a documentação só falta fechar com a concessionária,
      eu tinha preferência pelo gran siena, mas como não liberam ando pensando em esperar o novo focus.
      enquanto tento me aposentar via justiça.

      Excluir
  3. Oi Alessandro,
    No seu vídeo apareceu uma cadeira que anda na areia da PERFORMANCE COMÉRCIO E EQUIPAMENTOS MEDICO HOSPITALAR LTDA.M.E. Tentei encontrar um site para saber mais detalhes e não consegui. Será que vc tem o site deles?
    Grande abraço, Múcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Múcio, o site é www.performance.med.br. Semana que vem vou fazer um post sobre eles, com vídeo, preços, etc

      Excluir
  4. Oi Sam! Nunca fomos na feira. Uma noa estamos sem grana, outro sem tempo, outro com filho e por aí vai. Mas essa feira nos passa uma impressão: O que nos serve é fora da nossa realidade! Comprar carro: Sabemos a peregrinação na R.F. Cadeiras de boa qualidade: Os preços são os mesmos, na feira a diminuiçãoa do valor total chegue a 200 reais no máximo. E o mais impressionate é que a feira é totalmente voltada pra PCD e lá dentro a falta de espaço pra circulação de cadeiras, banheiros e sei lá mais o quê é deficiente. Talvez seja apenas uma má impressão. Quem sabe vamos ano que vem.
    Bjs Tania e Milton

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem, irei recomendar para nossa redação fazer uma matéria sobre seu site. Julia Alves Ferreira Suporte ao cliente Alugue temporada

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela postagem, irei recomendar para nossa redação fazer uma matéria sobre seu site. Julia Alves Ferreira Suporte ao cliente Alugue temporada

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...