segunda-feira, 6 de maio de 2013

Reatech 2013 - Motores auxiliares

Esse aí não vi na feira...
Acredito que todo cadeirante que usa cadeira manual já ouviu aquela perguntinha "porque você não compra uma cadeira elétrica?" Em primeiro lugar, eu respondo, porque não quero morrer. Cadeira elétrica é utilizada em alguns estados americanos para cumprir pena de morte e, literalmente, fritar o indivíduo. Cadeira motorizada é o correto a se dizer. Depois da brincadeira constrangedora a pessoa insiste: "então, porque você não compra uma cadeira motorizada? É muito cara?" Bem, explico eu, hoje em dia as boas cadeiras manuais do mercado custam tanto quanto ou mais do que uma cadeira motorizada, portanto não é pelo preço, mas porque não é recomendado para mim. Apesar do Sarah me considerar tetra, eu sou um paraplégico alto com bom controle de tronco, e portanto tenho força nos braços, e se comprar uma motorizada, vou engordar como uma baleia, pois o único exercício que se faz ali é com os dedos. Pelo menos eles ainda terão força para outras atividades...
Mas convenhamos que tem hora que faz falta a cadeira motorizada. Ainda mais para quem mora no meio da montanha, como nós mineiros. Aqui em BH tem determinados morros impossíveis de subir tocando uma cadeira de rodas. E tem alguns que só são possíveis se o cara for a 0,1 km/h, e então consegue chegar lá em cima depois de muito esforço e muito tempo. É nesse momento que sente falta de um empurrãozinho. Desde que me entendo por cadeirante, ficava viajando na possibilidade de inventarem um motor elétrico pequeno para encaixar na cadeira manual e dar aquela forcinha extra em algumas montanhas da vida.
Smart Drive, a ajudinha que faltava!
E não é que vi muitas opções assim na Reatech? Na verdade, três opções. A mais interessante, e com melhor custo benefício, foi o Smartdrive. Esse acessório se encaixa no eixo traseiro de qualquer modelo de cadeira de rodas (que tenha esse eixo), a bateria entra sob o banco e é só tocar a cadeira que ele empurra o cadeirante morro acima, ou no plano mesmo. E ao frear a cadeira segurando nos aros, ele para. Assim que volta a tocar, ele volta a funcionar.
Bateria e comando do Smartdrive
O aparelho é leve, pesa apenas cinco quilos, e tem uma bateria que se encaixa facilmente sob o assento que pesa somente 3,7 kg. Fabricado pela Max Mobility, é vendido pela Mobility Brasil por 15 mil reais - preço na Reatech. Vejam o vídeo demonstrativo abaixo.
Outro motor elétrico estava disponível no stand da Cavenaghi, e na verdade são dois, um em cada roda, mas que operam em conjunto, chamadas rodas E-motion. 
Rodas E-motion, motores independentes
Elas tem um controle remoto para fazer alguns ajustes, da potência e a força aplicada nas rodas, e basta tocar uma vez para que elas comecem a funcionar.  Interessante que, como são dois motores, se o cadeirante toca um lado só, ele gira, conforme podem ver na demonstração abaixo. Só achei meio caro, quase vinte mil reais! Preço da feira...
A última opção que vi neste sentido não estava na feira, mas no catálogo da Performance, que faz elevadores e a cadeira Observer, que já citei aqui. O nome do equipamento é Solo, e é similar ao E-motion, são dois motores integrados ao centro das rodas, com um controle tipo joystick e baterias embutidas embaixo. Parecido com o concorrente até no preço: quase vinte mil. Tem que precisar muito de um motorzinho mesmo...

7 comentários:

  1. Perfeito! Em comparação com alguns do seguimento que vc colocou aqui no blog eu considerei o Smart Drive o melhor! Só uma dúvida, e a duração da bateria, quanto tempo mais ou menos, vc sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato também preferi ele. Não sei sobre a duração da bateria, mandei e-mails perguntando mas não responderam. Se descobrir coloco aqui. Abs

      Excluir
  2. eu tetra e uso uma cadeira Freedom SX, ja ta velhinha mas a bichinha é um trator, muito forte e resistente, MASS.....

    é muito pesada, as baterias mesmo vc tomando cuidado não duram muito tempo, sem falar que é impossível leva-la em um carro.

    eu sempre imaginei um sistema mais leve, tipo o Solo, ai vem o preço de 20 mil?? isso é preço de um carro.

    sei que pesquisa e desenvolvimento, escala reduzida e etc. mas 20 mil ??

    eu ganhei uma lesao medular, nao na megasena =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é nossa realidade... mas nesse preço não tem muito mercado, meia dúzia de abonados... bem colocado, a lesão não vem com um milhão!

      Excluir
  3. antigamente eu comentava aqui e aparecia meu nome. acho q esqueci como se faz


    alguém poderia ajudar nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta clicar em "Login" lá no canto superior direito e entrar com nome de usuário do Google, e seu nome aparecerá no comentário.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...