domingo, 23 de março de 2014

Cuidador para cadeirante

Grande exemplo de cuidador "gente boa" no filme "Intocáveis"
As limitações que uma deficiência trazem são únicas para cada pessoa, o que causa um grau maior ou menor de dependência. Geralmente tetraplégicos tem maior dependência do que paraplégicos, mas mesmo isso varia de caso para caso e há tetraplégicos totalmente independentes. Mas há deficiências que, por suas características próprias, demandam acompanhamento constante. Quando o deficiente tem uma limitação severa, ele precisa de ajuda todos os dias, muitas vezes até mesmo para sair da cama. Em um caso assim, é fundamental contar com alguém para ajudar na manhã seguinte, senão a pessoa nem da cama sai. A família geralmente é a solução, porém é muito complicado para qualquer um hoje em dia parar toda a rotina para cuidar de alguém. As pessoas precisam trabalhar, sair, viajar, e não dá para ficar "por conta". O que acontece muitas vezes é o "revezamento", cada um dedica parte do dia ao cuidado. Ou então o companheiro (a) faz as vezes de cuidador. Mas e quando há imprevistos? Não dá para depender disso. Nestes casos, a solução é contratar um cuidador.
Minha "cuidadora" é minha mulher!
Mas contratar um cuidador não é tarefa fácil, é preciso ser alguém com experiência, pois dadas as limitações em questão, muitas vezes é necessário até conhecimentos de enfermagem ou medicina. É preciso ser alguém de confiança, pois vai passar muito tempo na casa da pessoa, vai lidar com momentos íntimos, sem contar a possibilidade de abuso, que infelizmente ainda existe. Às vezes o fator confiabilidade pesa muito mais que a experiência. Então, como contratar alguém? Quantos contratar para ter a segurança de ter alguém 24 horas? Quanto pagar? E até mesmo, como viajar de férias ou a estudos e levar alguém que dê segurança tendo tão grande dependência? Estas perguntas são individuais e dependem das necessidades de cada um. Nunca precisei de cuidador, mas o que percebo é que muitas vezes as pessoas contratam por indicação, já que o fator confiança é importante. Mas nada impede de encontrar aquela pessoa que vai encaixar com nossas necessidades. Só tem que procurar, e dar um pouco de sorte.
Esses dias tive contato com dois cadeirantes, um homem e uma mulher, com este mesmo problema, contratar um cuidador. E os dois moram sozinhos. Ele tem 25 anos, mora em Aracaju e tem uma deficiência chamada Artroghiphoses, que impede que alguns músculos se fortaleçam e encurta certos tendões dos membros, é uma doença que possui várias "versões" e a dele afetou os membros superiores e inferiores. Ele não tem o desenvolvimento dos músculos que o ajudem a levantar o braço para lavar a cabeça por exemplo e a mão não consegue esticar toda, na verdade o tendão a puxa para baixo e suas pernas já sofreram certas e longas cirurgias para melhorar sua forma. Hoje ele conta com um cuidador, e está em busca de outra pessoa. O e-mail dele é oscarlwr@gmail.com, se alguém souber de alguém, entra em contato.
Aline é de BH e precisa de cuidadora
Ela se chama Aline, tem 35 anos, mora em Belo Horizonte e é Jornalista, Relações Públicas e Especialista em Marketing (uau, quanta coisa); ela sofreu lesão medular nas vértebras C4, C5, C6 por acidente automobilístico há quatro anos e dois meses; tem pouca mobilidade física, e usa cadeira motorizada. Ela precisa de cuidados 24 horas por dia, na realização das atividades do dia a dia como higiene pessoal, auxilio na higienização do apartamento e das cadeiras, cama hospitalar, roupas além dos cuidados com a alimentação. Os cuidados se estendem no acompanhamento médico. Ela conta hoje com duas cuidadoras no regime 24 x 24 horas, e está em busca de uma substituta para uma delas, que sai em maio. As peculiaridades da lesão medular como cateterismo e transferência são ensinadas por ela.
Como já percebi que muitos posts do blog servem como ponte de contato entre pessoas, sugiro que quem tiver interesse no assunto, que esteja precisando de um cuidador ou que seja cuidador oferecendo seus serviços, dê o contato nos comentários, dizendo de que cidade é. Se você sabe do contato de alguém de confiança, pode deixar também. Ou então, se não quiser que fique exposto, envie para o e-mail do blog (blog.cadeirante@gmail.com), terei prazer em colocar as pessoas em contato.

24 comentários:

  1. Procuro Vaga de Acompanhante /Cuidador / Secretário - para morar no Local

    Disponibilidade para qualquer região

    Divorciado, 54 anos.
    Habilitação A/D

    Garanto: comprometimento, honestidade, discrição e parceria.

    Sempre trabalhei na área de Segurança onde adquiri minhas experiências em trabalhar com pessoas.
    Tenho interesse de trabalhar com pessoa adulta que precise de companhia ou auxílio e cuidados na higienização básica .

    Um serviço de Secretário que participa do dia a dia do contratante com certa deficiência ou cadeirante como : Motorista, auxiliar nas compras em mercado, bancos, levar para consultas, passeios, viagens, atividades laboral e físicas do dia a dia .

    Ps.:Minhas referências e tempo de serviço estão relacionadas ao trabalho na área de Segurança pessoal e Particular.

    *Não sou enfermeiro * Podendo somente auxiliar no banho e higienização, preparar medicação Via Oral ou local.

    Tenho referências profissionais e pessoal, ainda trabalhando porém com disponibilidade imediata.

    contato : acesssoremoto@gmail.com 16 996214944 Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. boa noite alcides , tenho disponibilidade , meu cel 969221646

      Excluir
  3. Ola meu nome e emidio moro em sp sou cuidado e acompanhante de idoso e de caderante e jovens acamado ou fizual em geral tou disponivel pra qualquer lgar meu contanto ou whatsapp 11983541367


    ResponderExcluir
  4. Tou a poucura de trabalho ja cuidei de jovem e idoso que sao especial amo que faco tenho referencia e curso tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Estou temporariamente tetraplégico precisando de cuidados diários.se interessar me ligue 981068494. Obrigado

      Excluir
  5. Boa Tarde Sou Cadeirante Por Enquanto Eu Sofri Um Acidente De Carro a Minha Lesão é Incompleta Graças a DEUS ☝👑👆 Estou Procurando Um Lugar Que Eu Possa Fica e Cuidarem De Mim Me Ajuda a Se Reabilitar Quem Puder Me Ajudar Me Chama No Meu Whatsapp (11)99385-0184 William ou Meu E-mail pinheirocerqueirawilliam@gmail.com Que DEUS Te Proteja e Abençoe Grandemente ☝👑👆 ...

    ResponderExcluir
  6. sou cuidadora paraplegico tetraplegico com esperiencia tenho interresse em vagas fone 44998111380 mesmo whats

    ResponderExcluir
  7. cuidadora de idosa senhora para acompanhamento fazer companhia em consulta servicos do dia a dia assim como alimentacao limpeza meu telefone e 11 954904426 vina tenho 50 anos

    ResponderExcluir
  8. Cuidadora p crianças, adolescentes, adultas de qq idade cadeirantes. Disponibilidade p Sao Paulo. Possuo 50 anos,cuidadora vegetariana. Reikiana. Aromaterapeuta massagista e 3 grau. Disponivel para 12×36 24 por 48 ou a combinar. Possuo cnh cat b de 18 anos de atividade. Ingles intermediario, alemao e espanbol basicos. Auxilio em todas as avds diarias, transferencias, trocas de decúbito. Transporte. Etc. Sou pro ativa, criativa e de bem com a vida. Grata. Audrarem. Tim .11-5991-1919.

    ResponderExcluir
  9. Cuidadora p crianças, adolescentes, adultas de qq idade cadeirantes. Disponibilidade p Sao Paulo. Possuo 50 anos,cuidadora vegetariana. Reikiana. Aromaterapeuta e massagista e 3 grau. Disponivel para 12×36 24 por 48 ou a combinar. Possuo cnh cat b de 18 anos de atividade. Ingles intermediario, alemao e espanbol basicos. Auxilio em todas as avds diarias, transferencias, trocas de decúbito. Transporte. Etc. Sou pro ativa, criativa e de bem com a vida. Grata. Audrarem. Tim .11-5991-1919.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Sou cuidador,tenho experiência com pessoas acamadas,experiência com jovens paralíticos e tetraplégico,tenho disponibilidade total e para viagens,tenho curso e referências profissionais e aceito trabalhar em outros estados fora de SP.
    Atenciosamente
    Luciano Silva
    11944726305

    ResponderExcluir
  11. Olá sou cuidador cuido de tetraplégico e paraplégicos levo pra passear e cuido de escareas e levo no medico . Precisando só ligar ou mandar whats 14 981097310 Alexandre outsourcing minha esposa Renata no 14 996186537

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos!
    Me chamo Elizete.distrito federal 31 anos interessada em disponibilizar meus serviços de cuidadora . competência, responsabilidade e descrição é primordial ....para mais informações e toda documentação necessária.favor entrar em contato.
    (61)998703375

    ResponderExcluir
  13. cuidar de uma pessoa tretaplegico e mmuito dificil nao e ? tenho vontade de cuidar de alguem com essa problema mas tenho medo de não dar conta .

    ResponderExcluir
  14. boa noite
    me chamo elivelton to desempregado nao tenho esperiencia em cuidar mas tenho o curço
    se alquem estiver precisando de uma ajuda e quiser estou disponivel tenho 25 ano qualque coisa to ai obg.

    ResponderExcluir
  15. Olá, preciso cuidar de você

    ResponderExcluir
  16. Só quero que tenha bom humor!!!

    ResponderExcluir
  17. Me chamo Ezequiel,tenho 19 anos e quero ser cuidador,sou de perus Sp,sou divertido e cheio de energia
    11956884883,caso queiram me der uma oportunidade ficarei feliz

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...