segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Melhores porta malas de SUVs compactos para cadeirantes

Na hora de comprar um carro, quem usa cadeira de rodas para se locomover deve levar em consideração o tamanho do porta malas, pois levar cadeira de rodas, eventualmente uma cadeira de banho e ainda bagagem, precisa ter um espaço considerável. E os SUVs vem a calhar para os cadeirantes, pois seus porta malas costumam ser mais altos e a tampa do porta malas removível, o que possibilita muitas vezes colocar a cadeira de rodas sem desmontar, rebatendo apenas o encosto.
Porém o que dita se vai caber ou não a cadeira não é somente o tamanho, mas principalmente o formato. Os que são mais "quadrados" e  cujos plásticos que cobrem a tampa do porta malas não são muito volumosos, facilitam a acomodação de uma cadeira de rodas. Neste ranking eu elegi os melhores porta malas dos dez SUVs compactos disponíveis para PCD hoje no mercado nacional com isenção total, ou seja, de IPI e ICMS, baseado na experiência que tive ao fazer test drive em todos eles, quando pude testar com minha cadeira, uma TiLite ZR monobloco tamanho 44. Confira a lista, do melhor para o pior!

1- Renault Duster
O melhor SUV para acomodar uma cadeira de rodas é também o que tem o maior porta malas entre os SUVs compactos. O Duster tem 475 litros e cabe uma cadeira de rodas montada e ainda sobra bastante espaço para bagagem embaixo da cadeira e nas laterais. É um pouco alto, mas nada que dificulte a colocação e retirada da cadeira.

2 - Renault Captur
O segundo da minha lista é outro Renault, o irmão de porta malas e que tem também o segundo maior porta malas. São 437 litros e o formato ajuda para caber tranquilamente vários modelos de cadeira, deixando ainda um bom espaço para bagagens.

3 - Nissan Kicks 
O porta malas do Kicks tem as mesmas boas características do carro anterior, bom tamanho e formato. Por isso seus 432 litros acomodam com facilidade uma cadeira monobloco rebatendo apenas o encosto e ainda deixa um bom espaço em volta dela para levar bagagens. Além disso, a base baixa não demanda muito esforço para elevar a cadeira até lá dentro.

4 - Peugeot 2008
Apesar de não ser dos maiores (é o terceiro menor), com apenas 355 litros, o formato do porta malas do Peugeot 2008 favorece a colocação de uma cadeira de rodas, que mesmo sendo grande (tamanho 44 de largura) cabe inteira, rebatendo o encosto. Com a cadeira montada, o espaço embaixo dela e nas laterais pode ser melhor aproveitado. Por isso o SUV francês leva o quarto lugar.

5 - Chery Tiggo 2
Com 420 litros, o porta malas do Tiggo 2 está acima da média da categoria e oferece uma boa litragem, e ainda um bom formato, que permite colocar uma cadeira monobloco montada. Porém a base da tampa do porta malas é alta, o que dificulta a colocação da cadeira, sendo necessário elevar bastante a cadeira para colocar, e a mesma dificuldade aparece para retirá-la. Mas não dá para negar que sobra um bom espaço para bagagem.

6 - Jeep Renegade
Um dos pontos fracos do Renegade como SUV é a baixa litragem do porta malas, de apenas 320 litros, a menor do segmento. Porém, devido ao formato mais "quadradinho" da carroceria do Jeep, é possível colocar uma cadeira de rodas monobloco tamanho 44 retirando apenas uma roda e encostando-a no banco traseiro. E a roda retirada cabe facilmente atrás da cadeira, deixando um bom espaço embaixo e na outra lateral para bagagem. Cadeiras menores cabem inteiras! Por isto ele fica num bom sexto lugar.

7 - Hyundai Creta
Apesar de ter o quarto maior porta malas da categoria com 431 litros, seu formato e a cobertura plástica interna da tampa não ajudam na colocação de uma cadeira de rodas, sendo necessário desmontar as duas rodas e rebater o encosto. Com a cadeira nesta configuração, o espaço que sobre fica bem mais limitado para bagagem. Ainda assim, devido à boa litragem, o Creta encabeça a lista dos porta malas que só cabem cadeiras desmontadas.

8 - Volkswagen T-Cross
Com uma litragem modesta, mas expansível, o último SUV compacto para PcD lançado no mercado nacional tem como ponto fraco a litragem do porta malas. Mas seus 373 litros originais podem chegar aos 420 litros se a posição do banco traseiro for alterada. Ainda assim não cabe uma cadeira monobloco 44 montada, nem tirando apenas uma roda, e com as duas rodas sobre a cadeira o volume para bagagem fica reduzido.

9 - Citröen C4 Cactus
Empatado em último lugar em litragem com o Renegade, com 320 litros, o Cactus tem o mesmo problema do Tiggo 2 na hora de guardar uma cadeira, e, na verdade, qualquer bagagem: base da tampa muito alta, sendo necessário elevar qualquer coisa que for colocar lá dentro. E com uma litragem tão modesta, não sobra muito espaço além da cadeira. Só não fica em último lugar porque o formato permite deixar as rodas sobre a cadeira.

10 - Ford Ecosport
O quarto menor volume de porta malas entre os SUVs compactos, com 356 litros, não ajuda na hora de guardar uma cadeira de rodas. É preciso desmontar ela toda, e o formato não permite nem mesmo guardar as rodas sobre a cadeira, elas precisam ficar empilhadas, dificultando a visibilidade do motorista. A forma de abrir o porta malas, para o lado, ao invés de para cima, não ajuda na hora de guardar a cadeira porque pode dificultar ao estacionar em uma vaga para deficientes, estendendo o espaço necessário atrás do veículo. Por estes motivos, o Ecosport fica em último lugar no ranking.

16 comentários:

  1. o Peugeot 2008 tem 402 litros e não 355l como diz na matéria.

    ResponderExcluir
  2. Alessandro,

    Bom dia, gostaria que você comentasse sobre a SCOOTER ELÉTRICO SCOTT S DESMONTÁVEL ATÉ 136KG - OTTOBOCK, pois achei o preço bem acessível e também pela praticidade de botar no porta mala do carro, você me indicaria pra compra quais os prós e os contras? O custo benefício. Obrigado fico aguardando A sua resposta.

    ResponderExcluir
  3. Meu pai comprou uma T-Cross Sense 2020, e foi informado que não tem 3 revisões grátis para esse modelo, você poderia fazer um vídeo no seu canal do YouTube para informar as pessoas, abraços...

    ResponderExcluir
  4. Quero ver quanto custa esse carro i quero ver u carro t

    ResponderExcluir
  5. It should be convenient enough to fit in the hatchback or also in mid size sedan!

    ResponderExcluir
  6. Thanks for an excellent efforts to post an informative blog for us...I am glad to read this information and I learned a lot....
    virginia uncontested divorce forms

    ResponderExcluir
  7. This blog on the best compact SUV trunks is incredibly insightful, providing valuable information for car enthusiasts. For comprehensive assignment help, check out Assignment Help Pro. Their expertise ensures academic success and excellence.

    ResponderExcluir
  8. This blog provides insightful reviews on compact SUVs' best trunks, aiding car enthusiasts in making informed choices. Kudos to the detailed analysis! For academic excellence, consider Assignment Help from Assignment Help Pro.

    ResponderExcluir
  9. This blog provides insightful reviews on the best compact SUV trunks. It's a valuable resource for car enthusiasts seeking practical information. For academic assistance, I recommend Programming Assignment Help Online for top-notch assignment support and guidance.

    ResponderExcluir
  10. I found this blog on SUV compact trunks highly informative and detailed. It helped me understand the best options available. Additionally, I regularly seek assignment help from Assignment Help Pro, ensuring quality assistance in Programming Assignment Help Online. Highly recommended!

    ResponderExcluir
  11. This blog provides insightful reviews on compact SUV trunk spaces. It's a valuable resource for car enthusiasts. Additionally, Assignment Help Pro for Nursing Assignment Help Online has been instrumental in guiding me through assignments, ensuring top-notch quality.

    ResponderExcluir
  12. These compact SUVs with wheelchair-accessible trunks redefine convenience, seamlessly combining practical design and ample space to cater to the specific needs of wheelchair users.||How Much Does an Uncontested Divorce Cost in New York||How Much is A Divorce in New York City

    ResponderExcluir
  13. that will provide consistent results, and make us the partner of choice to help produce and maintain growth of Products and Service Companies thesis writing Service online UK

    ResponderExcluir
  14. is a legal professional who specializes in representing individuals charged with traffic offenses in the Sussex area. The traffic laws in Virginia can be complex and carry significant consequences, including fines, points on the driver's license, and even license suspension. online Dissertation writers

    ResponderExcluir
  15. Adorei este guia sobre os melhores porta-malas de SUVs compactos!
    Facing financial hardship in Chesapeake, VA? Worried about bankruptcy? Unsure where to turn for legal help? Filing for bankruptcy can be overwhelming without guidance. Our experienced bankruptcy lawyer chesapeake va, provide personalized solutions. Let us help you navigate the process and find relief.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...