quinta-feira, 9 de julho de 2020

10 SUVs usados bons para PCD até 57 mil reais

O valor limite dos SUVs compacto para PCD após a isenção de impostos subiu após os últimos lançamentos, do T-Cross e da Tracker, porque veículos com motor 1.0 tem IPI diferenciado, menor do que de carros com motores de maior litragem. Portanto, o desconto total somando com o valor do ICMS fica menor, e hoje temos dois SUVs com valor próximo dos 57 mil reais.
Apesar de serem bem mais completos e seguros do que os concorrentes, ainda pecam em alguns pontos como potência do motor, espaço interno, porta malas e principalmente itens de série. Nenhum deles conta com itens de conforto como bancos em couro, banco do motorista com regulagem elétrica, mídia com GPS nativo e outros mimos, que podem ser bem úteis no dia a dia, principalmente para quem tem alguma limitação. Externamente, poucos contam com farol de milha, sensor de estacionamento e câmera de ré, rodas de mais do que 16 polegadas e rack de teto.
Nesta lista vou relacionar SUVs compactos e médios usados que contam com muitos itens de série, bom espaço interno e porta malas e bom nível de segurança. Vou deixar de fora os carros com câmbio manual, pois carros automáticos são os mais indicados para quem usa cadeira de rodas e adaptação. Como são carros usados mais equipados e potentes, a manutenção e o seguro podem não ser tão baratos, dependendo do modelo. Mas quem compra um carro usado deve estar preparado para estes eventuais custos. Porém ainda é possível ficar isento do pagamento do IPVA, pois a regra na maioria dos estados é para carros abaixo de 70 mil reais. Convém, porém, se inteirar das regras no seu estado se quiser ficar livre deste imposto. Muitas vezes vale a pena arcar com custos maiores para ter mais conforto.
Vamos às sugestões!

1- Hyundai iX 35 GLS 2.0 AT 2014 - R$ 57.617,00

O iX 35 quando foi lançado revolucionou o mercado de SUVs compactos com seu design diferente e bom conjunto mecânico. O motor 2.0 rende bons 178cv no etanol e o câmbio é automático de 6 velocidades. Apesar de não ser exatamente leve, com 1.500 kg, seu peso/potência ficou em ótimos 8,43 kg/cv. Tem belas rodas de 18 polegadas que ajudam no visual moderno. Seu é entre eixos 2,64, maior que a média do segmento, tem direção elétrica, volante multifuncional com ajuste altura profundidade e apoio de braço. Seu porta malas tem 465 litros, quase o mesmo que o recordista do segmento. Em segurança, traz freio a disco nas quatro rodas, porém não tem ESP e vem só com dois air bags. Vem ainda com mídia de sete polegadas com bluetooth.

2 - Mitsubishi ASX 2.0 4x2/4x4 CVT 2014/2015 - 54.217,00

Por menos de 55 mil reais é possível comprar um SUV japonês de uma marca com tradição no fora de estrada, o Mitsubishi ASX. Com pouco mais de cinco anos de uso, encontra-se versões com tração dianteira ou integral, sempre com motor 2.0 de 160 cv e câmbio CVT, só bebe gasolina e o consumo é bom, faz 8,7 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Apesar dos números nada impressionantes de potência, não é um carro pesado, tem menos de 1400 kg, o que proporciona um peso/potência em torno dos 8,66 kg/cv, garantindo bom desempenho em estrada e até fora dela. Tem bastante espaço interno garantido pelos 2,67m de entre eixos e um porta malas com bons 415 litros. A direção é elétrica e tem freios a disco nas quatro rodas. Externamente é bem completo, com faróis de neblina, rack de teto, aerofólio, rodas de 18 polegadas e repetidor de seta no retrovisor. Por dentro trás mídia de 7 polegadas, volante multifuncional e borboletas para troca de marcha. De ponto negativo tem a segurança, são apenas dois air bags e falta controle de estabilidade e tração.

3 - Duster Dynamique 2.0 2017 - 54,120,00

Ainda disponível para compra com isenção total, o Duster é uma boa opção para PCD devido ao maior espaço interno e porta malas da categoria. Porém, é muito criticado pela simplicidade do interior, pouca potência do motor e falta de itens de série. Um usado, porém, na versão Dynamique, vem com motor 2.0 de 148 cv que garante peso/potência abaixo de 9kg/cv e vem bem mais completo que a versão PCD, com volante multifuncional, mídia de 7 polegadas com GPS nativo, faróis de neblina, sensor de estacionamento e rodas de liga de 16". A crítica fica pelo câmbio automático de 4 marchas e falta de mais Air Bags, vem com somente dois. Mas é um carro grande e com bom nível de conforto, excelente para viajar, graças ao bom espaço interno garantido pelo entre eixos de 2,67m e o porta malas de 475 litros.

4 - Tiguan 2.0 TSI AT6 2012 - 55.302,00

O SUV médio da VW que acabou de ganhar novo facelift na linha 2021 pode ser comprado por menos de 57 mil trocando apenas os dois últimos dígitos do ano: 2012. Neste ano o motor era o 2.0 TSI de 200 cv aliado ao câmbio automático de 6 velocidades. Um conjunto muito eficiente e forte, mesmo o carro pesando quase 1600 kg, gera um peso potência de excelentes 7,93 kg/cv! Mas cobra no consumo, só bebe gasolina e faz 6,8 km/l na cidade e 9 km/l na cidade. O entre eixos é bom, são 2,60m e o porta malas tem ótimos 470 litros. Em segurança equipara-se aos tops do mercado, vem com seis air bags, freios a disco nas quatro rodas e controle de estabilidade e tração. A direção é elétrica, o volante multifuncional, tem mídia com CD e MP3, bancos em couro e as rodas são de 17 polegadas. Uma desvantagem é o ano, geralmente são carros mais rodados e passíveis de problemas mecânicos.

5 - Suzuki Grand Vitara 4x2/4x4 2.0 AT 2015 - 57.288,00

Outro SUV que não tem nada de Shopping, o Grand Vitara pode tração em duas ou quatro rodas e tem estrutura e motorização suficiente para encarar um fora de estrada mais acidentado. Seu motor 2.0 tem 140cv e consome 7,4 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada, números pouco animadores. Mas para quem pretende usar em estrada de terra, tem bons ângulos de entrada e saída e 20 cm de vâo livre do solo. O espaço interno é bom devido ao entre eixos de 2,64m e o porta malas, que tem 398 litros, não é muito mas cabe uma cadeira sem desmontar. De ponto negativo tem o câmbio automático que tem só 4 marchas, tem a direção, que é hidráulica, mas não é muito pesada, e em segurança entrega só dois air bags, mas os freios são a disco nas quatro rodas.

6 - Jeep Compass Sport 2.0 CVT 2015 - 56.959,00

Já é possível comprar um Compass, um dos SUVs preferidos pelo mercado nacional, por menos de 60 mil. Porém, somente há modelos importados nesse valor, ano 2015 para baixo. O que não é má notícia, apesar da maior dificuldade com peças. O motor e um 2.0 com 156 cv e o câmbio é CVT. O espaço interno é razoável, seu entre eixos tem 2,63m. Em segurança ele dá show, vem com seis air bags, controle de estabilidade e tração e freio a disco nas quatro rodas. Externamente ele é parecido com o Compass nacional,tem belas rodas de liga de 18 polegadas, faróis de neblina e rack de teto. E por dentro tem um bom nível de conforto com volante multifuncional, computador de bordo bem completo e som com bluetooth e CD Player, porém falta uma mídia mais moderna. O ponto negativo do modelo é o porta malas, de 328 litros apenas.

7 - Tucson GLS 2.0 AT4 2017 - 52.993

Por este valor dá para levar outro SUV da Hyundai, bem mais novo que o iX35 citado, mas com design bem menos atraente. O Tucson na versão GLS entrega motor 2.0 com 146 cv e o mesmo câmbio automático 4 marchas do irmão coreano. O entre eixos tem bons 2,63m e o porta malas 525 litros, um dos maiores do segmento.  O que pesa negativamente é o peso de 1550 Kg, que culmina num peso/potência de 10,62, valor alto que demandar cuidado na estrada com carro cheio. Além disso, o consumo é bem alto, faz pouco mais de 7km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com gasolina. As rodas são de liga de 16" e vem com multimídia, bancos em couro e freios a disco nas quatro rodas. A direção é hidráulica e vem com dois air bags apenas.

8 - Kia Sportage EX 2.0 AT6 2012/2013 - 57.040,00

O Sportage venda há muitos anos no Brasil e mudou muito desde a primeira versão ofertada. Melhorou demais em design e principalmente em itens de série. Pelo preço limite de 57 mil é possível encontrar a versão EX com motor 2.0 flex de 178/169 cv aliado ao câmbio automático de seis velocidades, e devido ao peso de pouco mais de 1400 kg tem peso/potência muito bom, abaixo de 8 kg/cv. Apesar de forte o consumo é muito bom, faz 8,9 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina. O espaço interno é bom, são 2,64m de entre eixos e o porta malas é enorme, tem 564 litros. As belas rodas são de 18 polegadas, tem faróis de milha, e por dentro trás volante multifuncional, mídia com CD/MP3, bancos em couro e banco do motorista com regulagem elétrica. São apenas dois air bags, mas tem freio a disco nas quatro rodas e controle de estabilidade e tração. Se der sorte encontra um com seis air bags, que eram opcionais nessa versão.

9 - Fiat Freemont Emotion 2.4 2014

Para quem precisa de muito espaço interno e porta malas bem generoso, a dica e o Fiat Freemont na versão Emotion, ano 2014. Seu motor 2.4 rende 172 cv, o que é considerado pouco para levar os mais de 1.800 kg do modelo. É considerado SUV médio, tem quase cinco metros de comprimento e 2,89m de entre eixos! Espaço interno não é problema. E o porta malas acomoda até 580 litros, mais que qualquer SUV compacto. Essa versão não é a mais completa mas já vem com faróis de neblina, roda de liga de 17 polegadas, ar condicionado de duas zonas, apoio de braço, piloto automático, computador de bordo bem completo com monitoramento de pressão dos pneus e som com bluetooth e CD Player. Falta uma mídia mais completa, e em segurança vem com controle de estabilidade e tração e freios a disco nas quatro rodas, mas apenas dois air bags. De qualquer forma é um SUV com um bom nível de conforto, muito espaço e tecnologia embarcada.

10 - Honda CR-V LX 2.0 AT5 2012 - 59.800,00

Outros SUV considerado médio que se encontra com bom nível de equipamentos nessa faixa de preço dos 57 mil é o Honda CR-V. Seu motor é o 2.0 aspirado que se abastece somente com gasolina e gera 155 cv, aliado a um câmbio automático de cinco velocidades. Apesar de não ser muito forte para um carro mais pesado, de mais de 1,5 tonelada, os números de consumo são bons, faz 9,8 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Apesar do porte maior que os compactos, o entre eixos é de apenas 2,62m, porém o porta malas impressiona com 589 litros. A direção é elétrica, tem volante multifuncional, piloto automático e mídia com CD/MP3. Em segurança conta com controle de estabilidade e tração, dois air bags e freios a disco nas quatro rodas. De ponto negativo, os bancos dessa versão costumam vir em tecido, mas não é difícil encontrar um com bancos em couro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...