sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Resultado da enquete

Há aproximadamente três meses lancei a enquete com a pergunta "O que mais te incomoda por ser cadeirante?" e o resultado pode ser conferido abaixo:

Deixar de ir a alguns lugares
21 (23%)
Falta de oportunidades de trabalho e diversão
9 (10%)
O jeito que as pessoas olham para você
15 (16%)
Falta de controle da bexiga
45 (50%)


Foram noventa votos e agradeço a todos que votaram e participaram da enquete. Como eu suspeitava, a grande maioria, metade dos votantes, se incomoda com o fato de não controlar a bexiga. É também o que mais me incomoda, apesar de raramente ocorrer um "acidente" na rua, em casa é comum o coletor soltar ou a bexiga se manifestar mais cedo, e aí molha sofá, cadeira, cama, onde quer que eu esteja.
No dia a dia, tenho uma segurança de três horas depois que faço o cat, a não ser que eu tome muito líquido, aí tenho que colocar o coletor mais cedo. Algumas vezes sinto a bexiga cheia e consigo segurar, mas não por muito tempo. Mas é sempre chato ter que colocar coletor, ou ficar preocupado se vai "vazar" ou não. Até que minha bexiga melhorou, no início precisava ficar o tempo todo com o coletor. Eu tomo de oito em oito horas o Retemic, que ajuda a diminuir a espasticidade da bexiga, mas ainda assim tenho algumas surpresas "molhadas". Mas esta prevenção é o melhor que encontrei até hoje para diminuir as urinadas de 15 em 15 minutos, e até que surja outro meio, só o coletor salva.
Em segundo lugar na enquete ficou a opção "deixar de ir a alguns lugares", e também concordo que isso é muito chato. Tenho alguns amigos e parentes que moram em prédio sem elevador, e a não ser que eu leve alguns "carregadores" comigo, não tem jeito de visitá-los. E ainda tem muitos lugares que eu gostaria de ir, como alguns restaurantes e botecos, que pelo tamanho da escadaria me desanimam. Mas no fim das contas, quando alguém marca alguma coisa em lugar com escadas, é só contar com a ajuda de duas pessoas que dá pra subir numa boa, não é também um bicho de sete cabeças.
As outras opções não me incomodam, a terceira, "o jeito como as pessoas olham pra você" já não me incomodava antes da cadeira, agora então, não faz diferença. O problema é das pessoas, não me incomodo com ninguém me olhando torto ou diferente. O que importa é me sentir bem, onde quer que seja. E a última, "falta de oportunidades", a cada dia aparecem mais, e quando não aparecem, botamos a boca no trombone e garimpamos nosso lugar ao sol!
Em breve lanço outra enquete, dêem ideias que serão bem vindas!

Um comentário:

  1. Gostaria de saber a opinião das pessoas com deficiência se tivessem a oportunidade de fazer parte de uma agência de modelos, seja para fotos ou passarela.O que pensam a respeito?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...