terça-feira, 26 de outubro de 2010

Falta de acessibilidade na capital

Engraçado falar sobre iniciativas de acessibilidade no interior e dar de cara com lugares inacessíveis na capital. Mas foi o que aconteceu comigo semana passada. Resolvi tomar uma cervejinha e comer um peixe no Surubim na Brasa, famoso restaurante de BH do qual sou cliente há anos. Só que desta vez resolvi conhecer a unidade da Avenida Getúlio Vargas, 823, já que eu sempre vou no da rua Alagoas. Imaginei que sendo em local mais central não teria problema com acesso, mas me enganei.
O da rua Alagoas é no nível da calçada, mas não tem banheiro acessível. O da Getúlio deveria pelo menos ter acesso. Deveria. Não é que chegando lá dou de cara com dois degraus? Pior é que um deles foi fabricado e colocado lá para diminuir o tamanho do esforço de quem chega. Pensaram em melhora o acesso, mas nem pra fazer uma rampa logo de uma vez e tornar o acesso universal? Ou pelo menos fizessem uma rampa pra colocar por cima dos degraus. Mas o que falta, no fim das contas, é a danada da consciência social, um mínimo de bom senso para atender a todos.
Mas ainda tenho esperanças, ainda vai chegar um dia em que os órgãos competentes tomarão iniciativas para inclusão de todos, em todas as situações possíveis, mas principalmente para exercermos um dos mais belos direitos da humanidade: o de tomar uma cervejinha...

2 comentários:

  1. e ainda se perguntam pq os deficientes naum saem, se for pra passar raiva fico em casa. infelizmente

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos é a primeira vez que escrevo no blog mas já estou lendo algum tempo é realmente uma ferramenta muito importante na busca de uma melhor qualidade de vida para todos nós (cadeirantes). Gostaria de apenas contribuir com esta discussão de acessibilidade em lojas, comércio em geral, sou fiscal sanitarista (vigilância sanitária). Nos estabelecimentos que possuam alvará sanitário (bares, lanchonetes, panificadoras, restaurantes entre outros da área da saúde) o fiscal só pode liberar a licença se o estabelecimento estiver de acordo com as normas Abnt 9050. Isto existe em todo Brasil pois o Decreto Federal 5296/04 em seu Art. 13 é explicito em relação a isso. Aqui em Joinville minha cidade é claro tinha eu para cobrar da moçada, mas todo mundo tem e deve cobrar das Vigilâncias municipais o cumprimento do Decreto Federal 5296/04.
    Um grande abraço a todos e fico a disposição através do meu e-mail para maiores esclarecimentos. iranluizoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...