quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Adaptar o manual ou comprar um automático?

Essa é uma das questões mais frequentes que recebo no blog: a pessoa se torna cadeirante, quer voltar a dirigir, já tinha um carro com câmbio manual e não sabe se vale a pena adaptar seu carro ou vendê-lo e comprar um carro automático e então adaptá-lo.
As maiores dúvidas são: o que fica mais caro? O que vale mais a pena? É melhor comprar um carro zero quilômetro ou um usado? Dá pra comprar um carro zero com as isenções?
Muitas vezes a pessoa já tem o carro há muito tempo, tem até laços afetivos com ele, e morre de dó de vender o "possante". Mas a dica que sempre dou é: troque por um automático. O principal motivo é segurança: já que uma mão está sempre no acelerador, o ideal é não tirar a outra pra passar marcha. Além disso, tem o conforto que o câmbio automático trás. Sem contar as excelentes opções com câmbio automatizado, que trazem mais economia e menor manutenção.
Se dá pra comprar um zero ou usado, vai depender do ano do carro manual, senão fica muito caro. Mas faço aqui um comparativo que fiz outro dia pra um leitor do blog. Ele tem uma Palio Weekend ELX 1.6 manual ano 2000, ficou paraplégico e estava pensando em instalar uma embreagem automatizada para voltar a dirigir, pois acreditava que se vendesse o carro pra comprar um automático e adaptá-lo ficaria mais caro. Provei pra ele que não. Usando a tabela FIPE e o preço médio das adaptações, fiz a simulação:
- Palio Weekend ELX 1.6 ano 2000: 16.233,00
- Embreagem automatizada: 3.500,00
- Barra de aceleração/frenagem: 850,00
- Pomo giratório: 200,00
Total: 20.783,00
- Honda Civic sedan EX 1.6 16V automático ano 2000 (nacinoal): 18.958,00
- Barra de aceleração/frenagem: 850,00
- Pomo giratório: 200,00
Total: 20.008,00
Claro que é preciso verificar o preço de manutenção dos dois veículos, facilidade e preço de revenda, consumo e seguro, mas isso varia de estado pra estado. Também é necessário ver espaço interno, facilidade pra entrar e porta-malas. Mas o porta-malas dos Civic mais antigos é grande o suficiente pra guardar a cadeira, só o New Civic que fica apertado (340 litros).

De qualquer foram, esta comparação já dá pra ter uma idéia. E se o valor do carro usado passar de 25 mil, já vale a pena pegar um zero km com isenções (um Palio Dualogic fica em torno de 28 mil).

33 comentários:

  1. Quando estava tendo aulas de direçao na auto-escola,tive a oportunidade de dirigir um Honda Fit automatico e gostei muito.Quando fiz uma aula num Celta de cambio manual e embreagem automatizada eu odieiiiiiiiiiiii ter que tirar a mao para passar a marcha.Nao tem comparaçao.Nao comprei nem um automatico e nem um mecanico,comprei mesmo um Palio automatizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o automatizado( tenho um que é adaptado) para o semi automático, ou para o automático, nem se compara. A questão é: condição financeira e manutenção preventiva.

      Excluir
  2. Eu ainda preciso tirar minha carta mas como sou um cadeirante andante,, não sei ainda qual é melhor, mas sempre achei crro automatic a o maximo.

    ResponderExcluir
  3. Hoje tem daqueles aceleradores de aro embutido no volante, acaba melhorando a questão da segurança ao iniciar movimentação em aclive. Algumas alavancas de freio até possuem um bloqueio para impedir que o veículo recue quando são acionadas, só sendo destravado esse dispositivo quando o usuário acelera. Alguns cadeirantes podem até preferir aquela sensação de trocar marcha, embora o câmbio automático seja mesmo mais confortável no trânsito pesado urbano.

    ResponderExcluir
  4. nao consigo tirar carta de motorista por q nao consigo fazer rampa.
    sera q com cambio automatico eu vou conseguir?
    quero uma resposta positiva. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AUTOMATICO SIM,AUTOMATIZADO NÃO,O AUTOMATICO SEGURA O CARRO,O AUTOMATIZADO O CARRO SE MOVIMENTA IGUAL O CARRO MANUAL

      Excluir
    2. Necessário prática para adquirir técnica, muita prática,o máximo, inclusive no trânsito pesado, depois fica suave.

      Excluir
  5. ola meu caro amigo meu nome é fernando tenho um carro ronda civic automatico e gostaria de adaptalo mas estou sem grana sou cadeirante preciso daquela adaptação freio e acelerador manual gostaria de saber se tem como vc me mandar o modelo desse tipo de adaptação passo a passo pra eu mesmo fazer a adapitação no meu carro grato desde ja meu email e boy_nafita@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imprescindível ter conhecimento de mecânica, elétrica e torneiro mecânico, pq não é simples o sistema, e tem muitos riscos um sistema mal feito. O ideal é uma empresa especializada, mesmo q demore. Entendo a ansiedade,mas melhor não arriscar.

      Excluir
  6. Opa, estou cadeirante durante 18anos, e moro no europa, agora estou voltando para morar no Brasil denovo.
    Eu ia dar muita valor se posso me informar o processo de aquirir um carro e adaptar ela no Rio de janeiro.
    carro zero ou usado tanta faz por me.
    Nao consigo encontrar informacao no lugar nehuma.
    Desculpe meu portugues, sou sueco=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor trazer um carro de lá. O RJ tem muito pouca opção. Acho SP e MG, bem melhor, mas tem uma empresa na Tijuca ou próximo, SFX. Pesquise.

      Excluir
  7. Eu gostaria de saber se é possível adaptar um uno ano 93 canbio manual? pois eu não tenho condisões de trocar de carro, e esse tem um espasso legal pra cadeira!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kit barato para adaptar a embreagem

      http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/carros/kit-adaptacao-de-embreagem-automatizada-had-sand-ideal-para-deficientes-297718050?xtmc=deficiente&xtnp=1&xtcr=1

      Excluir
    2. Sim você consegue, existe kits desse novos sendo vendidos na OLX, e esse produto não estraga, pode comprar um desses usado e mandar instalar que sai pela metade do preço de um novo, e irá te atender da mesma forma.

      Se você for do RJ, tem um sendo vendido na OLX com preço muito bom, e a instalação não demora 1 dia de serviço.

      vou deixar o Link do produto para você verificar,e a instalação em uma oficina especializada conhecida aqui no RJ, e e´de renome não sai por R$ 1900,00

      http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/carros/kit-adaptacao-de-embreagem-automatizada-had-sand-ideal-para-deficientes-297718050?xtmc=deficiente&xtnp=1&xtcr=1

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Tenho uma adaptação semi automática e pretendo vender

      Excluir
  8. Sim, tem como adaptar um carro com câmbio manual, com uma embreagem semi-automática. Ligue para (31) 2526-1569 - Hélio Adaptações, e tire suas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Tenho uma spacefox 2011 com câmbio roborizado.quero colocar câmbio manual.me passa o orçamento por favor,no zap (22)999641839.

      Excluir
  9. tenho namorada e deixo de visita-la,pq uso cadeira,como posso modificar isso?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode começar indo até ela de ônibus, dependendo de onde você mora, mas o ideal é buscar um renda suficiente para comprar e manter um carro, pois te trará mais independência.

      Excluir
  10. estou tentando compra uma van automatica mas nao consigo. peço uma ajuda porque so vou conseguir tira minha carteira profissional com uma van automatica. tenho uma sprinter 413 manual mas o detran nao autoriza eu dirigir ela.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma Dobló 2011 com rampa para vender aqui em Belo Horizonte, se alguém estiver interessado e quiser mais detalhes é só me ligar.....Paulo, Tel: (31) 3318-0661 ou (31) 9279-0661. Divulguem isso por favor para seus amigos que queiram um carro assim, desde já agradecido.

    ResponderExcluir
  12. Olá amigos tenho um LINEA ABSOLUTE DUALOGIC O mais completo da categoria adaptado acelerador e freios manuais ele é automático valor dele no mercado na tabela fipe 45.0000,000 estou vendendo todo adaptado por 40.0000,000 enteressados
    ligar (48) 9607 3937 whatsapp tim
    Ou (48) 8484 6252 OI

    ResponderExcluir
  13. Olá amigos tenho um LINEA ABSOLUTE DUALOGIC O mais completo da categoria adaptado acelerador e freios manuais ele é automático valor dele no mercado na tabela fipe 45.0000,000 estou vendendo todo adaptado por 40.0000,000 enteressados
    ligar (48) 9607 3937 whatsapp tim
    Ou (48) 8484 6252 OI

    ResponderExcluir
  14. Embreagem da Guidosimplex é melhor que os automatizados? Dá muita manutenção?
    Estou em duvida com relação á isso, minha dificuldade é só perna esquerda.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há embreagem da Guidosimplex, o que há é um sistema que automatiza a embreagem do carro manual. O sistema não é melhor que bum veículo automatizado.

      Excluir
    2. Está correto em parte pq tenho esse sistema no meu carro,desde de 2012 e até o momento não deu problema, só troquei uma vez o chicote q liga na alavanca tem uns 2 anos e sem problemas. Mas se puder pegar um automático, é melhor.

      Excluir
  15. Bom dia, fiz exame medico no detran, pois tenho problemas lombares, a Dra. disse que agoraxso posso dirigir com cambio aut. e com o freio na mão, sou do RJ, e nao tenho grana pra comprar veiculo, mas nao posso ficar sem dirigir, conhece algum lugar para poder fazer as modificações, meu carro é um fox manual, obrigado.

    ResponderExcluir
  16. ola bom dia,por favor eu consigo automatizar o cãmbio do doblo 2010/2011 e quanto costa?

    ResponderExcluir
  17. Teria como adaptar uma strada adventure 2010 para câmbio automático?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia tenho habilitação de PCD onde conta a observação de cambio automático, e gostaria de adquirir um Motorhome montado em uma van Sprinter gostaria de saber se é possivel fazer uma adaptação para que eu possa dirigir

    ResponderExcluir
  19. Ola amigo! e so vc olhar na sua abilitacao em observacoes e ver a letra , no codigo de transito tem para cada letra seu significado ok eu tambem sou pcd mas para cada um tem sua observacao ok.tambem estou atras da informacao desta adapitacao de cambio

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...