quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Compressor doméstico


Esse funciona com tomada caseira ou do carro

No início do mês fiz um post sobre um mini compressor que uso para encher os pneus da minha handbike. O defeito dele é a tomada, só serve na saída de energia do carro (onde era acendedor de cigarro). Quando fiz, disse que encontrei um adaptador que poderia ser utilizado em casa, mas a amperagem é diferente, e meu adaptador foi inútil. Ou melhor, ele até serve para carregar celular com aquele carregador veicular.
Hoje meu amigo Gregori, de Lages, me mandou um e-mail mostrando um compressor doméstico da Black & Decker que tem vários tipos de tomada e ainda dupla utilidade para um cadeirante. Ele funciona na tomada de casa ou na do carro, e tem até uma saída como a do carro para fornecer energia para outros aparelhos, como computador, celular, etc. E a outra função dele para cadeirantes é para quem tem cadeira motorizada. Ele pode servir como bateria suplementar no caso de uma descarga das baterias da cadeira. Claro que o cara não vai sair carregando um desses na cadeira, mas pode deixar no carro, ou pedir alguém para levar até ele em uma emergência para dar uma carga nas baterias da cadeira (obs.: estas informações foram retiradas do site e estão sujeitas a conferência. Se alguém tiver alguma experiência com este compressor, por favor me informe).
Juntando os dois, temos um adaptador caseiro!
Além dessa solução que o Gregori nos mostrou, descobri naquele post do mini compressor que tem um leitor com ares de Professor Pardal, que inventou uma forma de adaptar o adaptador para ser usado em casa (complexo isso, heim). Vou explicar. O Eddie procurou um adaptador que liberasse 10 amperes e fosse 12 Volts, e descobriu que a fonte de um computador antigo tinha esta função. Ele pegou a fonte, cortou todos os fios, deixando somente um amarelo (12Volts) e um preto (Negativo). Em seguida ele isolou todos os outros fios que cortou para não entrar em curto, desmontou o adaptador de tomada, tirou somente o socket do acendedor de cigarros e ligou nos fios amarelo e preto.
Resultado final do adaptador do Eddie
Para fazer a adaptação do socket na fonte, ele cortou o socket com uma faca quente, cortou a lataria da fonte com uma tesoura comum (mas teve que amolar a tesoura depois rsrs). Então ele colou o socket com cola Araldite e soldou os fios amarelo e preto no socket. Gênio, heim! Esse cara tem futuro! Ah, e ele disse que vai fazer um vídeo explicando o passo a passo do processo de adaptação do adaptador e postar no Youtube! Assim que fizer, coloco o link aqui.
A fonte dele tem até botão liga/desliga
Para quem não tem um fonte antiga dessas (AT), ela é super barata, em qualquer loja de concerto de computador você encontra por R$ 10,00 reais usada. No Mercado Livre vende também, por 15 reais nova. Então, pra quem quer usar o mini compressor em casa, mãos à obra!

10 comentários:

  1. Boa idéia do Gregori eu costumo chamar isso de recurso técnico.
    Eu também sou meio professor pardal se você ou alguém precisar de algo pode me falar que damos um jeito "tipo Pereirão" para tudo tem um jeito.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Salomão, todos nos temos um professor pardal escondido hehe!

    Sam muito bem explicado o post, moro em BH caso queira ver o adaptador em ação... Ou se desejar posso fazer um para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eddie, tenho uma sugestao: vou comprar uma fonte dessas e combinamos de montar um pra mim, aí fazemos o vídeo, que tal?

      Excluir
    2. Opa, foi isso mesmo que pensei, vou mandar um e-mail para combinarmos de encontrar.

      Excluir
  3. ola
    bom dia
    from Turkey :)
    http://lunatic.skynetblogs.be

    ResponderExcluir
  4. Que bom que li a tempo tinha adquirido um pelo ML mas lendo sua colocação me deu tempo em desfazer o negocio com o vendedor.
    Grato
    Eduardo

    ResponderExcluir
  5. Eddie:

    Achei a dica excelente, mas não entendi nada, rsrsrsrs

    Já pensou em fazer para vender ? Eu compro.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Isabel,

      Uai nunca pensei em fazer para vender, eu e o Sam iremos fazer um para ele, depois de pronto iremos postar fotos e vídeo do mini compressor funcionando na tomada, depois disto se desejar posso fazer um para você também ai você só paga a fonte + o socket, você é de Belo Horizonte também?

      Excluir
  6. Cuidado ao coprar a fonte pois algumas desarmam com o compressor, já tive problemas com uma multilaser aqui. Vocês também podem adaptar uma tomada macho de quatro pinos no compresor ao invés de abrir a fonte

    ResponderExcluir
  7. no caso das fontes que desarmam que era o meu problema é simples pega uma lampada de carro e liga no fio vermelho e preto dessa forma o amarelo 12 v não ira mais desarmar a fonte , depois basta ir a uma auto peças e comprar um acendedor de cigarros usta uns 10 reais e conectar no cabo da fonte sem precisar abrir a fonte, no caso quem tem essa dificuldade pra funçar. abçs Dan Mauá cadeirante

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...