quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Acessibilidade e Cidadania

Até meu chefe foi prestigiar a palestra
Nessa semana está ocorrendo no BDMG, onde trabalho, a SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e fui convidado pela CIPA, da qual faço parte, para dar uma palestra sobre acessibilidade, abordando as necessidades que as pessoas com mobilidade reduzida tem e as dificuldades que encontramos na cidade. Além disso, procurei falar sobre uma solução simples para um problema de acessibilidade que encontramos demais pelas cidades: na maior parte dos lugares há um ou dois degraus que impedem nosso acesso, e a construção de uma rampa móvel pode resolver. Claro que acessibilidade não é só uma rampa na porta. Mas já é um começo.
O problema da acessibilidade é uma questão cultural, pois as pessoas não têm o hábito de imaginar que os locais possam ser utilizados por pessoas em cadeiras de rodas ou com problemas de mobilidade, e geralmente privilegiam a outras características, como diferenciação, beleza, design, e outros atributos. O fato é que as pessoas só começam a pensar em acessibilidade quando há alguma necessidade própria ou de algum parente ou amigo.
O assunto gerou discussão e cometários positivos
Na minha opinião, o maior problema é a falta de bom senso, tanto de comerciantes como de proprietários de imóveis, que podem, com criatividade, aliar tudo que necessitam à acessibilidade, conseguindo assim um atributo ainda mais importante em seus imóveis: democracia!
Abaixo o vídeo que preparei para a palestra, complementando uma apresentação em power point.

Um comentário:

  1. Eu Sou Cadeirante Moro Em itabuna Iterio da Bahia Gostaria Muito de Ter Este Videl Para Eu Mostra Aus politicos Aque Pois Si Ai Tem Estes Problemas Imagina Aque A Tera Sem Lei Mim Ajude Ai Irmão Eu Tenho Um Blogger e Sigu O Seu Vamos A Luta Juntos Veceremos

    Aguardo Resposta
    Meu Email e napoleaosantana@oi.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...