quarta-feira, 26 de setembro de 2012

TCC - Análise de esforço dos cadeirantes

Hoje inauguro um novo "serviço" aqui no blog. Recebo com bastante frequência pedidos de alunos de diversos níveis para responder questionários a respeito de um artigo ou trabalho de conclusão de curso cujo tema tem relação com cadeirantes. Uns são muito interessantes, outros nem tanto, mas o objetivo geralmente é o mesmo: facilitar a vida dos cadeirantes.
Eu não queria publicar no blog por dois motivos: primeiro porque a maior parte das pessoas odeia responder questionários. E segundo, porque recebo tanto pedido que teria que fazer um blog só para isso. Mas pensando no benefício que esses estudos podem trazer a nós, cadeirantes, vou passar a publicar aqui os estudos mais interessantes, ou úteis. Vou registrar sempre com o marcador TCC. Então, caro leitor do blog, quando quiser conhecer os últimos estudos sobre produtos para cadeirantes e responder os questionários para ajudar os estudantes, é só clicar no marcador.

O estudo de estréia vem de Resende, no Rio de Janeiro, de um grupo de graduandos de engenharia que está escrevendo um artigo sobre análise dos esforços que os cadeirantes estão sujeitos quando não é obedecida a norma ABNT nas especificações, aumentando o esforço e causando o risco de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), um stress de tanto subir rampas indesejadas com uma inclinação medonha, e que por vezes ainda teriam que pedir ajuda em rampas mais ingrimes.
Eles elaboraram um questionário ilustrado para identificar o quanto o aumento da inclinação interfere no esforço que o cadeirante faz ao subir. Para responder, é só clicar no link abaixo:


Com as respostas, ele vão fazer um levantamento qualitativo e quantitativo de usuários das rampas para aplicar em um método de esforços. E pretendem levar em congressos, palestras e outros, com a intenção de mostrar que para atingir acessibilidade não basta apenas construir rampas de qualquer maneira.

3 comentários:

  1. Oi Sam!
    Tentei responder o questionario porem as letras de confirmação não aparecem.
    Uma coisa que ja aconteceu comigo diversas vezes em hoteis, são os carpets que dificultam muito tocar a cadeira de rodas, por vezes somente empinando a cadeira consegui andar sobre eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gregori!

      Pode entrar lá que já foi normalizado.

      Abraços,
      Glaudecir

      Excluir
  2. Que nossos governantes olhem mais para isso e façam uma lei para atendimento.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...