segunda-feira, 13 de maio de 2019

Cadeira que sobe escadas

Projeto de cadeira para subir escadas (fonte: projeto de patente MU 9000964-9 cedido pelo Luiz)
Ideias que buscam melhorar a qualidade de vida de cadeirantes são sempre bem vindas. Mas nem sempre conseguem o apoio e financiamento necessários para saírem do papel. Há alguns meses recebi um e-mail do Luiz Aldo Moraya, que teve uma destas ideais que podem melhorar a forma de transportar um cadeirante por uma escada. Hoje há alguns aparelhos que ajudam nesta tarefa, como um chamado Evac-Chair que já testei e publiquei aqui no blog, mas a ideia do Luiz Aldo é mais adaptada e segura.
 Detalhamento do projeto (fonte: projeto de patente MU 9000964-9 cedido pelo Luiz)
Ele criou uma cadeira com roda em formato de estrela, cujos pontas se encaixam sobre os degraus da escada tornando a operação mais segura. De acordo com o Luiz, "A cadeira de rodas em estrela é um projeto muito simples para permitir que as pessoas possam ser conduzidas pelas escadas com segurança e conforto. As rodas dentadas são fabricadas de acordo com as metragens dos degraus da escada que será subida e descida. Assim os dentes vão girando e se ajustando perfeitamente aos degraus. As rodas podem ter 8, 9, 10, 11 ou até 12 pontas, sendo que o esforço dos condutores diminui quando aumenta o número de pontas. O material da estrutura da cadeira deverá ser leve e resistente, mas com alguma flexibilidade para ajudar a absorver os esforços dos condutores e o peso do cadeirante. As rodas poderão ser de poliuretano ou material que resista ao desgaste das pontas e não danifique os degraus das escadas. Essas sugestões serão definidas com a montagem de um modelo em escala real 1:1 para testes e aperfeiçoamento."
Seria uma cadeira para deixar disponível em locais que não tem como serem adaptados nem instalados elevadores. Ela ficaria disponível e quando algum cadeirante precisasse subir as escadas, poderia se transferir para ela, subir, e então voltar para sua cadeira ao fim da escada. Ou então em casos de emergência, como é a proposta da Evac-Chair, ela poderia levar um cadeirante ou qualquer outra pessoa com mobilidade reduzida com mais segurança e velocidade.
Fica a dica para quem se interessar pelo projeto, o e-mail do Luiz Aldo é aldomoraya@gmail.com e ele está à procura de parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...