quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Evac Chair

Evac Chair guardada
Se eu contasse aqui que eu desci quatro andares pela escada ontem, pouca gente ia acreditar. Se eu disser que uma pessoa ajudou, a história ficaria mais convincente. Mas se eu disser que eu não estava na minha cadeira de rodas, vou ser trucado de novo. Para me carregar nas costas, o cara deve ser no mínimo halterofilista (não sou tão gordo, mas sou grande e peso noventa quilos). Bem, para acabar com o mistério, eis o que permitiu minha descida escada abaixo: a Evac Chair.
Preparando a Evac Chair
Mas o que seria a tal da Evac Chair? Pelo nome, dá para saber que é uma espécie de cadeira (chair), provavelmente para... evacuar? Sim, mas não a evacuação que você está pensando. É para evacuação de pessoas com mobilidade reduzida de algum lugar que esteja em uma situação de emergência (como um incêndio) em que não possam ser usados os elevadores. Serve também para uma pessoa que esteja passando mal ou desmaiada.
Transferindo para a Evac Chair
A Evac Chair utiliza uma espécie de mini esteira embaixo para deslizar sobre as escadas com pouco esforço. Ela é capaz de transportar pessoas de até 135 kg com ajuda de somente uma pessoa (que seja um pouco forte se o "passageiro" for pesado). Para treinar os novos componentes da brigada de incêndio do BDMG, onde trabalho, foi realizado um treinamento, e pegaram logo o cadeirante mais complicado do prédio para judiar do povo: eu. Complicado por causa do tamanho e do peso, já que no que dá eu ajudo.
Pronto para descer com as charmosas brigadistas do andar
É um pouco complicado passar para ela. Ela montada, com as rodas traseiras no chão, é mais alta do que a cadeira de rodas, mas como o assento é "fundo", o cadeirante corre o risco de "cair" de uma vez e levar um tranco. O ideal é uma pessoa segurar a cadeira a noventa graus para que o cadeirante possa se apoiar nela e passar lentamente até que consiga escorregar o corpo até o assento. Não é a coisa mais confortável do mundo ficar com as pernas meio para cima e balangando no ar, mas dá para aguentar. O problema que encontrei foi devido ao meu tamanho, minhas pernas são muito grandes e o assento pega bem no meio delas, o que me deixou com um pouco de dor.
Descendo as escadas com o Evac Chair
A descida das escadas não é tão macia quanto ela promete. A cada degrau a pessoa leva um tranco que, dependendo de quem conduz, pode ser bem incômodo. Mas depois que se pega a manha, a descida fica mais suave. Ao final do lance de escadas, é necessário elevar o Evac Chair até encontrar um tal de "ponto de equilíbrio" que os operadores tiveram um pouco de dificuldade, já que ele se apoia somente em duas rodas. As meninas que são brigadistas no andar em que trabalho tiveram um pouco de dificuldade, mas acabaram pegando o jeito.
No fim das contas, o objetivo do equipamento não é ser confortável, nem macio, e sim possibilitar o transporte de pessoas com problemas por uma escada com o menor esforço possível. E isso ele cumpre. Se a empresa em que você trabalha não possui esse equipamento, faça a sugestão. Mais informações no site do fabricante (que é brasileiro): www.evacchair.com.br.

4 comentários:

  1. ótima ideia, já morei em prédio e ficava preocupado pensando que aconteceria em caso de fogo. Todo prédio público devia ter e os particulares onde morem cadeirantes.

    ResponderExcluir
  2. Sam parabens voce sempre traz novidades que facilitam a vida do cadeirante.
    Achei super legal, sabe quanto custa a cadeira?

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Alguem conhece outro fabricante?

    ResponderExcluir
  4. QUANTO EM MEDIA UM VALOR DESSA CADEIRA?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...