segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Triângulo, rolo, almofada

Cadeirante que se cuida e preza conforto está sempre às voltas com colchão caixa de ovos, travesseiros, rolos de espuma, triângulos, etc. Mas se não forem usados corretamente podem até piorar a situação, causar lordose, lombalgia e outros problemas. Como saber, então, a forma correta de utilizar?
É tudo uma questão de postura. O ideal é consultar um ortopedista ou fisioterapeuta para orientar. Deve-se tomar este cuidado para não piorar seu quadro de saúde devido à falta de sensibilidade. Se o lesado medular mantêm uma postura errada por longos períodos pode comprometer partes da coluna e até outros ossos. Uma situação destas pode prejudicar a recuperação ou criar novos problemas.

Eu uso constantemente um triângulo de espuma para ficar de bruços, apesar de também não ser muito recomendável, pois força a coluna para cima. Utilizo para conseguir escrever no notebook e estudar. Minha fisioterapeuta sugeriu que eu coloque o notebook na mesa e coloque o triângulo entre a mesa e meu corpo, me debruçando sobre ele. Já testei e funcionou, mas prefiro colocar o notebook no chão e ficar de bruços totalmente apoiado no sofá para digitar (esta opção a Andrezza também aprovou).
Outra sugestão importantíssima é colocar uma almofada entre as pernas quando deitar de lado. Quando isto não é feito, é comum aparecerem manchas nas partes internas do joelho, onde a outra perna se apóia. A longo prazo pode causar uma escara.

Há também os rolos de espuma, que podem ser usados para apoiar as costas quando estiver de lado ou para colocar entre as pernas também. Minha sogra ainda fez uma capa pro meu rolinho, ficou bem fashion, combina com alguns lençóis. Uso também minha namorada como rolinho (não que ela seja um, é só pra apoiar - você tá magra, viu amor?).

2 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez Alessandro, vc está ajudando a muitas pessoas com as suas dicas. Eu estou sem minha câmera para tirar as fotos para o post que vou te mandar, eh um pequeno guia de alongamentos para diminuir os espasmos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se vc ja adquiriu o controle esfincter (urinar e evacuar)se ja´Quanto tempo demorou?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...