sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Tutor, tala, calha, ortese, etc


Quase tudo tem sinônimo, e eu sempre achei que a campeã era a mandioca (ou aipim, ou macacheira, ou mani) mas descobri um item que tem mais sinônimos ainda: as talas (é o nome que mais chamo). Também conhecidas como órtese, tutor ou calha, e acho que esse último nome vem a calhar. Elas são minhas pernas falsas, que seguram os joelhos na hora de ficar de pé. É o acessório fundamental para praticar ortostatismo sem precisar de aparelhos.
E ainda me possibilita andar jogando as pernas. As duas de uma vez já é possível, posso até treinar para fazer só com muletas, mas prefiro tentar jogar uma e depois a outra. Mas é uma luta chegar até lá, faço um esforço fenomenal só pra conseguir levantar o pé. Mas já é uma vitória conseguir tirar ele do chão. E a cada dia sinto um pequeno avanço, por mínimo que seja, é sempre uma esperança.
Uma evolução da tala é a tala articulada, vi algumas destas no Sara. Ela tem uma trava no joelho, se dobra, e quando o sujeito fica de pé é só travar nos joelhos para ficar com as pernas estáticas. Mas só é recomendada para quem tem algum movimento nas pernas.
Outra luta é segurar o pé. Como não tenho movimento, quando puxo a perna o pé não acompanha e cai, arrastando a ponta no chão quando tento jogar a perna. A Andrezza, minha fisioterapeuta fashion, já bolou mil amarrações com faixas pra segurar o pé, as últimas até funcionaram bem. Agora comprei um acessório que pega no cadarço do tênis e fecha na canela, o da foto abaixo. Testei hoje e não foi tão eficiente assim, o ideal é pegar da ponta do pé até a canela. Se eu descobrir alguma coisa melhor, posto aqui.
PS: Na verdade, sei que os campeões de sinônimos são os órgãos genitais. Eu tinha uma revista que mostrava 100 (isso mesmo, cem) sinônimos para cada sexo. Sem contar os apelidinhos que todo mundo dá...

13 comentários:

  1. Quero ver como fica no pé. Minha tia machuca os dedos dos pés com frequência. Penso em fabricar algo que os proteja. Tem como mostrar essa faixa sendo usada pra eu ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu tutor não vai até o pé, termina antes do calcanhar. Não uso mais esta faixa, só o tutor na piscina, faço hidroterapia.

      Excluir
    2. Meu tutor não vai até o pé, termina antes do calcanhar. Não uso mais esta faixa, só o tutor na piscina, faço hidroterapia.

      Excluir
    3. Meu tutor não vai até o pé, termina antes do calcanhar. Não uso mais esta faixa, só o tutor na piscina, faço hidroterapia.

      Excluir
  2. Quero ver como fica no pé. Minha tia machuca os dedos dos pés com frequência. Penso em fabricar algo que os proteja. Tem como mostrar essa faixa sendo usada pra eu ver?

    ResponderExcluir
  3. Quero ver como fica no pé. Minha tia machuca os dedos dos pés com frequência. Penso em fabricar algo que os proteja. Tem como mostrar essa faixa sendo usada pra eu ver?

    ResponderExcluir
  4. Como consigo uma casa e para o meu pai

    ResponderExcluir
  5. Como consigo uma casa e para o meu pai

    ResponderExcluir
  6. Tenho movimento acima do joelho, não sabia que existia um tutor que dobra e para ficar em pé ele trava os joelhos, para mim esse seria ideal. Infelizmente em Curitiba não encontro nada, sempre em outros estados e é tão caro.
    Mas vou me esforçar para conseguir um desses, seria maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um tutor, estou vendendo...chama 959660864

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...