sexta-feira, 7 de setembro de 2012

NBR 9050 em revisão

A norma brasileira de acessibilidade, que tem o código NBR 9050, está em revisão. E para tornar o processo mais democrático, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) abriu uma consulta pública nacional, para que todos possam enviar sugestões e dicas de como tornar a norma mais eficiente, acrescentando aí experiências e ideias de pessoas interessadas ou enviolvidas com a acessibilidade.
E se tem gente que pode falar sobre isso somos nós, cadeirantes e deficientes em geral que usam cadeiras de rodas ou outros aparelhos para se locomover, como muletas, bengalas ou andadores.
A nova norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai ditar como as edificações deverão ser construídas e reformadas para permitir a promoção do Desenho Universal, visando à participação de todos, sem discriminação.
Durante os próximos dois meses, todas as pessoas, com ou sem deficiência, profissionais e demais interessados, poderão acessar seu conteúdo e enviar considerações do que precisa ser alterado, acrescido ou suprimido.
Todas as sugestões serão avaliadas e compiladas pelo grupo que organiza a elaboração da norma e serão apresentadas em nova reunião aberta a todos.
Além da NBR 9050, outras duas normas estão em consulta simultaneamente: a norma sobre sinalização tátil de piso e sobre acessibilidade em estádios.
Para ver os textos propostos para a norma basta clicar no link a seguir:
As normas de acessibilidade fazem parte do CB-40. Para acessar o texto (visualizar, imprimir e gravar) é preciso fazer um login de acesso (passaporte) no site da ABNT. Depois esse passaporte será necessário para mandar suas considerações.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail consultanacional@abnt.org.br.

Um comentário:

  1. Quis fazer um comentário, porém não encontrei onde poderia encaixar.
    "Deixar um espaço lateral para embarque/desembarque no carro nas vagas reservadas para cadeirante" .
    Já aconteceu de eu deixar meu carro estacionado em uma vaga para cadeirante e quando cheguei para sair estava outro carro estacionado ao lado do meu e não sobrou espaço para encostar minha cadeira para passar ao assento do carro. Foi difícil para conseguir alguém para ajudar-me, pois meu carro é com câmbio automático e não são todos os motoristas que conseguem manobrá-lo. (Acho que + é por medo). Isso acontece bastante, apesar de ter muitas vagas que é deixado o espaço ideal.


    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...