quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ortostatismo


Já citei aqui a importância do ortostatismo (ficar de pé), mas conversando com a Andrezza (minha fisioterapeuta), ela acrescentou mais alguns benefícios que não podem deixar de ser citados.
Além de ajudar a prevenir a osteoporose, reduzir a perda muscular e ajudar no peristaltismo, o ortostatismo feito corretamente e constantemente ajuda a manter a frequência cardíaca e a ventilação nos pulmões. Há casos reais de paraplégicos e tetraplégicos que depois de algum tempo de inatividade começam a ter problemas cardíacos, insuficiência respiratória e pressão alta.
Acredito que uma das maiores barreiras para praticar o ortostatismo seja falta de estrutura ou local adequado. Porém, muitas vezes as pessoas deixam de fazer para não incomodar ninguém ou por comodismo mesmo. Para saber mais sobre isso elaborei a enquete ao lado para identificar o que se passa com as pessoas que necessitam tanto deste exercício.
E como citei no artigo anterior sobre isso, geralmente não é tão difícil, bastam talas (ou calhas) feitas sob medida e um lugar firme para se apoiar, e se possível alguém por perto para auxiliar. Mas aprendemos no Sarah a ficar por conta própria, colocar as talas, subir, descer e tirar novamente sozinho. O que não pode é ficar sem praticar, o corpo sente falta e as consequências podem ser muito graves.

3 comentários:

  1. Minha mulher após duas craniotomia e radioterapia para extirpação de um cisto ficoucom himeplegia direita.fiz a inscrição dela no Sarah mais até hoje não obtive resposta.
    Por conta da inatividade ela teve trombose e está se recuperando.Faço,em casa,movimentos nos braços e pernas mais não é suficiente.Gostaria de colocá-la sentada e em pé mais é muito doloroso e difícil.O que é calha e talas,como elas podem ajudar.Ela ,antes,da trombose estava fazendo fisioterapia em casa.Se alguém tiver alguma sugestão envie para kovaceevic@globo.com

    ResponderExcluir
  2. corrigindo email. kovacevic@globo.com

    ResponderExcluir
  3. Meus pais vaofazer 50 anos casados e minhamae e cadeirante, teve um aneurisma e perdeu os movimentos do lado direito, gostaria que na festa que será dia 21/07 ela ficasse um pouco em pé de dançasse com meu pai, vi a reportagem e gostaria de alugar um aparelho como este para apenas um dia, se souber me mande notícias, pois ela completou 8 anos que adoeceu. Ela já fez terapia no cavalo durante 3 anos, mas hoje ela não quer mais, mas equilibrou bastante a coluna. Eles vão para Roma em outubro como presente e vamos levar uma acompanhante e mais duas irmãs para ajudar, tendo dicas nos envie para ajudar.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...