quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Profissões para cadeirantes

No outro blog que tenho (pra escrever bobagens) relacionei as profissões inadequadas e as mais indicadas para cadeirantes. Como já faz um tempo e o outro blog não emplacou tanto quanto este, resolvi repetir aqui o post:

Os deficientes físicos em geral estão sempre batalhando para ter seu lugar ao sol, conseguir um bom emprego e se incluir na sociedade, além de se sentir útil e capaz. O governo reserva cotas em concursos públicos, grandes empresas também são obrigadas a contratar, mas não adianta: há profissões que são impossíveis de ser exercidas pelos cadeirantes. Por exemplo:

- Comediante de "stand up comedy", ou comédia em pé - a não ser que o cadeirante crie uma nova categoria, "sit down comedy", mas acho que não faria sucesso, pois o costume é o cara contar as piadas de pé.

- Carteiro - imagina sair por todas as calçadas desniveladas da cidade numa cadeira de rodas, e mesmo se for numa cadeira motorizada, é impossível passar em muitos lugares. E o pior, não dá pra fugir correndo dos cachorros bravos.

- Policial - se já é difícil correr atrás de ladrão a pé, imagina em uma cadeira de rodas. A não ser que o policial cadeirante tenha uma cadeira turbo, de preferência blindada.

- Guia turístico (em ambiente externo) - experimenta tentar mostrar as pinturas rupestres na caverna em uma cadeira de rodas, experimenta! Ou qualquer outro monumento desses cheios de escadas...

- Aeromoça (ou aeromoço) - Se entrar no avião já é difícil, imagina circular com um carrinho. Pior seria explicar aquele negócio das máscaras caíndo, o que ia dar de gente esticando o pescoço pra enxergar...

Por outro lado, alguns empregos deveriam ter prioridade absoluta pra cadeirantes, pois são bem adequados a quem fica sentado, como por exemplo:

- Passeador de cachorros - tem a vantagem de ser puxado pelas ruas sem fazer esforço. É só usar um dispositivo para controlar a direção, tipo aqueles que puxavam carruagem, se puxar de um lado os bichinhos viram, ou como este aí de baixo, mais sofisticado pra encarar a terra.

- Office boy - tem preferência nas filas de bancos. Só isso já é uma super vantagem, mas quem não vai gostar são os velhinhos da fila de prioridade, que vão ter que esperar o office-cadeirante resolvendo aquele monte de pagamento e conta de tudo que é tipo.

- Apresentador de jornal ou de programa de entrevistas - afinal de contas, a gente nem sabe se eles estão de cueca, pelados ou se tem perna mesmo, nunca saem de trás daquela mesa.

- Papai Noel de Shopping - outro sujeito que fica sentado o tempo todo, e deve ficar com a bunda doendo, coisa que o cadeirante tá acostumado. De preferência com uma mamãe noel como essa aí de baixo.

- Guia Turístico de museu - isso sim é emprego pra cadeirante, tudo plano, corredores largos, e ainda pode pedir pros turistas empurrarem a cadeira de rodas enquanto ele vai falando.
Agora cadeirante nenhum pode reclamar de falta de emprego, é só procurar nos lugares certos. Já tô até vendo a fila de cadeiras de rodas nas seleções de papai noel no fim do ano...

E como recordar é viver aí vão mais dois posts que fizeram sucesso no outro blog:
http://lesadoemeio.blogspot.com/2009/04/dez-motivos-para-ficar-com-um.html
http://lesadoemeio.blogspot.com/2009/04/dez-vantagens-de-ser-cadeirante-e-ficar.html

5 comentários:

  1. ahsuauhsuashauhsuasuh... essa é boa, hein!!!

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha essa de papai noel é da hora.

    ResponderExcluir
  3. OLá, sou repórter da TV sentidos e estou elaborando uma reportagem sobre as diferenças de uma pessoa com deficiencia com alta rentabilidade e outra com baixa. O intuito é mostrar o quanto os produtos acessíveis são inacessíveis finaceiramente falando. Já tenho uma cadeirante de classe alta, preciso de um de baixa renda. Vocês podem me indicar alguém, que não tenha vergonha de aparcer na TV. Obrigada!!

    Ana Carolina Rovai
    11-8236-7037

    ResponderExcluir
  4. sou cadeirante a pouco tempo,antes trabalhava como dançarino profissional,hje estou querendo fazer um curso pra me profissionalizar,e trabalhar,mais nao sei o que posso fazer.
    queria sujestoes de pessoas que são cadeirantes a mais tempo do que eu.por favor aguardo a resposta no meu email
    lcariciar@hotmail.com
    esse tabém é meu msn e orkut
    abraço em todos!!luis carlos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...