quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Profissões para cadeirantes

No outro blog que tenho (pra escrever bobagens) relacionei as profissões inadequadas e as mais indicadas para cadeirantes. Como já faz um tempo e o outro blog não emplacou tanto quanto este, resolvi repetir aqui o post:

Os deficientes físicos em geral estão sempre batalhando para ter seu lugar ao sol, conseguir um bom emprego e se incluir na sociedade, além de se sentir útil e capaz. O governo reserva cotas em concursos públicos, grandes empresas também são obrigadas a contratar, mas não adianta: há profissões que são impossíveis de ser exercidas pelos cadeirantes. Por exemplo:

- Comediante de "stand up comedy", ou comédia em pé - a não ser que o cadeirante crie uma nova categoria, "sit down comedy", mas acho que não faria sucesso, pois o costume é o cara contar as piadas de pé.

- Carteiro - imagina sair por todas as calçadas desniveladas da cidade numa cadeira de rodas, e mesmo se for numa cadeira motorizada, é impossível passar em muitos lugares. E o pior, não dá pra fugir correndo dos cachorros bravos.

- Policial - se já é difícil correr atrás de ladrão a pé, imagina em uma cadeira de rodas. A não ser que o policial cadeirante tenha uma cadeira turbo, de preferência blindada.

- Guia turístico (em ambiente externo) - experimenta tentar mostrar as pinturas rupestres na caverna em uma cadeira de rodas, experimenta! Ou qualquer outro monumento desses cheios de escadas...

- Aeromoça (ou aeromoço) - Se entrar no avião já é difícil, imagina circular com um carrinho. Pior seria explicar aquele negócio das máscaras caíndo, o que ia dar de gente esticando o pescoço pra enxergar...

Por outro lado, alguns empregos deveriam ter prioridade absoluta pra cadeirantes, pois são bem adequados a quem fica sentado, como por exemplo:

- Passeador de cachorros - tem a vantagem de ser puxado pelas ruas sem fazer esforço. É só usar um dispositivo para controlar a direção, tipo aqueles que puxavam carruagem, se puxar de um lado os bichinhos viram, ou como este aí de baixo, mais sofisticado pra encarar a terra.

- Office boy - tem preferência nas filas de bancos. Só isso já é uma super vantagem, mas quem não vai gostar são os velhinhos da fila de prioridade, que vão ter que esperar o office-cadeirante resolvendo aquele monte de pagamento e conta de tudo que é tipo.

- Apresentador de jornal ou de programa de entrevistas - afinal de contas, a gente nem sabe se eles estão de cueca, pelados ou se tem perna mesmo, nunca saem de trás daquela mesa.

- Papai Noel de Shopping - outro sujeito que fica sentado o tempo todo, e deve ficar com a bunda doendo, coisa que o cadeirante tá acostumado. De preferência com uma mamãe noel como essa aí de baixo.

- Guia Turístico de museu - isso sim é emprego pra cadeirante, tudo plano, corredores largos, e ainda pode pedir pros turistas empurrarem a cadeira de rodas enquanto ele vai falando.
Agora cadeirante nenhum pode reclamar de falta de emprego, é só procurar nos lugares certos. Já tô até vendo a fila de cadeiras de rodas nas seleções de papai noel no fim do ano...

E como recordar é viver aí vão mais dois posts que fizeram sucesso no outro blog:
http://lesadoemeio.blogspot.com/2009/04/dez-motivos-para-ficar-com-um.html
http://lesadoemeio.blogspot.com/2009/04/dez-vantagens-de-ser-cadeirante-e-ficar.html

14 comentários:

  1. ahsuauhsuashauhsuasuh... essa é boa, hein!!!

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha essa de papai noel é da hora.

    ResponderExcluir
  3. OLá, sou repórter da TV sentidos e estou elaborando uma reportagem sobre as diferenças de uma pessoa com deficiencia com alta rentabilidade e outra com baixa. O intuito é mostrar o quanto os produtos acessíveis são inacessíveis finaceiramente falando. Já tenho uma cadeirante de classe alta, preciso de um de baixa renda. Vocês podem me indicar alguém, que não tenha vergonha de aparcer na TV. Obrigada!!

    Ana Carolina Rovai
    11-8236-7037

    ResponderExcluir
  4. sou cadeirante a pouco tempo,antes trabalhava como dançarino profissional,hje estou querendo fazer um curso pra me profissionalizar,e trabalhar,mais nao sei o que posso fazer.
    queria sujestoes de pessoas que são cadeirantes a mais tempo do que eu.por favor aguardo a resposta no meu email
    lcariciar@hotmail.com
    esse tabém é meu msn e orkut
    abraço em todos!!luis carlos

    ResponderExcluir
  5. Sou mae de cadeirante...por causa de um acidentente meu filho de 17 anos ficou tetraplegico. ..ee vou te falar uma coisa, papai noel de shoping ele nao vai ser!...ele e muito inteligente e vai entrar pra faculdade...e tenho certeza que vai se sair muito bem...entrei em seu blog achando que ir ter alguma coisa realmente interessante...mais me enganei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você não leu o início do post, onde citei que este post foi publicado originalmente em meu outro blog que uso "para falar bobagens". Portanto, a ideia aqui é fazer piada, ser bem humorado, e não aconselhar alguém. Seu filho tem potencial como qualquer outra pessoa, sempre incentivei isto aqui, como você poderá perceber se procurar pelos posts sérios sobre o assunto.

      Excluir
    2. Percebi o tom humorístico, mas a "piada" não teve graça e sinceramente desnecessário esse post... Acredito que uma pessoa com deficiência física tem o mesmo potencial que uma pessoa aparentemente "normal".

      Excluir
  6. Tem tanta coisa gente nem precisa ser criativo psicologo advogado juiz contador esses medicos que fazem ultrasom ressonancia normalmente hospitais sao bem acessiveis o psicologo do meu filho e cadeirante e meu filho tambem e isso bem produtivo aqui no rj tem cadeirante no metro na petrobras so a supervia e onibus deixam a desejar pra trabalhar e pra urilizar bjs boa sorte aos cadeirantes de sucesso

    ResponderExcluir
  7. Achei seu blog super sem graça e de profundo mal gosto, totalmente desnecessario. Tenha mais respeito com os cadeirantes pois vc nao sabe o dia de amanha!

    ResponderExcluir
  8. Vc é um idiota brincar com isto. Babaca devia sentir na pele pra ser papai Noel ou passador de cachorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. além de mau caráter, é um analfabeto funcional.
      pelamordedeus, leia o blog antes de postar besteira.
      e identifique-se, senhor unknown.

      Excluir
  9. Advogado e contador seria ótimo para pessoas com deficiência física.

    ResponderExcluir
  10. Acho que o pior tipo de deficiência é a mental, pois a mente é a condutora do corpo. Tenho depressão acho o pior tipo de deficiência, mesmo a gente querendo trabalhar não consegue dar conta do recado, sinto isso na pele, é horrível. Sempre gostei de trabalhar mas essa doença causa muito esquecimento às vezes a gente não consegue nem contar dinheiro. Pra mim é o fim do mundo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...