segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Stilo Dualogic


Nem sempre fui muito criterioso para fazer compras, principalmente se tratando de carro, eu era extremamente levado pelo lado emocional. E convenhamos, carro é um produto com forte apelo emocional. Mas desta vez, apesar de não parecer, já que comprei um carro vermelho, com design levemente esportivo, a decisão foi extremamente criteriosa. Tomada através de comparativo item a item, pesando prós e contras, vantagens e desvantagens. E coincidiu com a decisão emocional.
E quando o assunto é compra de carro, alguns pontos devem ser considerados: equipamentos, preço, concorrentes, manutenção, consumo e preço de revenda. No fim das contas, o desafio é encontrar o melhor custo/benefício. Mas não tem jeito, o componente emocional entra no meio, seja na preferência por marca, por design ou por modelo mesmo.
Os comparativos que faço são simples: em primeiro lugar itens de segurança, depois itens de conforto e beleza e em seguida tecnologia. Ao decidir a compra do meu carro defini os itens mínimos obrigatórios: air bag duplo, freios ABS, som com MP3, ar condicionado, direção hidráulica, rodas pelo menos aro 15" e seria um hatch. Não gosto de sedan, apesar de ser bom pra cadeirante por causa do porta-malas maior. Lá vem o lado emocional... E tinha que ser automático.
Mas vamos aos fatos. Concorrentes (à época - final de 2007): Astra, Focus, Peugeot 307, Golf e correndo por fora o Corolla (único sedan que considerei). O Peugeot automático disponível na época ultrapassava os 60 mil reais de isenção, então foi eliminado. Os outros, coloquei lado a lado e foi goleada do Stilo. Itens de série, chega a ser covardia. Ele tem porta-luva refrigerado, regulagem elétrica de farol, piloto automático, e por aí a fora vai. Tecnologia também, ninguém segura. Dois computadores de bordo completaços, mycar com várias funções, som com MP3, bluetooth pra celular, entrada USB e pra I-pod. Mas perdia feio no motor, tem só 114 cv e é de tecnologia ultrapassada. O desgin não era tão atual, mas na época o Focus era o antigo, o Golf também era bem ultrapassado, o Astra então...
No fim das contas, a opinião de um proprietário 100% feliz: foi a melhor escolha sem dúvida alguma. O carro é excelente na estrada, estável demais, é muito macio de dirigir na cidade (a direção eletro-hidráulica é um espetácuilo), é econômico (8,5 km/l cidade e 13,5 na estrada). Apesar do design ultrapassado, ainda vira muitos pescoços por onde passo. E apesar de quase dois anos de uso, me sinto dentro de um carro zero, nenhum ruído interno, nenhum sinal de desgaste. E o porta-malas me satisfaz: 380 litros, cabe a cadeira com bastante bagagem (principalmente agora que a cadeira é menor!).
Mas se eu fizesse o comparativo hoje, o resultado seria outro. O Focus está arrebentando em design e tecnologia embarcada. O Peugeot 307 hoje é viável, pois o limite aumentou. E ainda tem o C4, outro primor de tecnologia e design. Se a Fiat não lançar o Bravo logo, meu próximo carro vai ser de outra marca.

6 comentários:

  1. Belo carro amigo! Venho pesquisando carros com isenção na faixa dos 30 mil. O Palio Essence E.torQ 1.6 16v dualogic tá dando banho no gol e motion 1.6

    ResponderExcluir
  2. E, apesar de não ser cadeirante tenho sequela de AVC e só posso dirigir osautomáticos. Minha pergunta é: esse cambio dualogic é bom, mesmo? dá muito trranco nas trocas? um abraço, amigo

    ResponderExcluir
  3. Paulo, o câmbio Dualogic é excelente. Dá um grande conforto na cidade e ainda economiza combustível, meu carro tem dado 9-11 por litro em terreno misto, mais cidade que estrada. Essa história de tranco é questão de costume, é só aprender a dosar a acelração que você nem sente as trocas. Recomendo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo carro Sam!!! Também tenho um Stilo Dualogic, mas, não tive coragem de comprar vermelho. Acho o carro excelente e também não tenho nenhuma dificuldade com o câmbio. Não entendo por que as revistas e sites especializados em veículos criticam tanto o câmbio automatizado. É só uma questão de saber dirigir e se adaptar(coisa que já tiramos de letra). Parabéns também pelo Blog! Muito instrutivo e gostoso de ler. Espero poder contribuir mais aqui. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ah... Só para dar maior credibilidade à avaliação do carro. Já tive vários outros carros com câmbio automático, entre eles, Honda Fit e Honda Civic. Acho que os três têm suas vantagens e desvantagens. O Fit era ótimo, mas, eu achava o motor fraco. O Civic, também muito bom, porém é muito caro e o porta-malas é péssimo! O Stilo tem um bom motor, muito completo e ótima estabilidade, porém, já vai sair de linha (se ainda não saiu) e a garantia é menor.

    ResponderExcluir
  6. Looking for a trusted WordPress development company that delivers results? At Crossway Consulting, we specialize in website design and development, tailored to meet your business goals. From high-performing Google PPC campaigns to data-driven SEO strategies and impactful content marketing, we help you scale faster and smarter. Ready to grow? Get in touch with our experts today.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...