quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Toyota Corolla

Casa de ferreiro, espeto de pau. Esse ditado faz sentido mesmo. Estive revendo minhas avaliações e percebi que não avaliei os carros que tenho mais experiência: os que tive e os que minha família teve. Acho que por medo de ser tendencioso, ou por deixar pra depois mesmo, mas resolvi agora dar meu parecer sobre alguns deles, começando pelo Corolla, carro que meu pai comprou zero em 2008 (mas é a versão antiga) e vendeu ano passado pra minha irmã, e que tive a oportunidade de dirigir na Reatech ano passado (a versão nova). E foi um dos que quase comprei (mas perdeu pro Stilo no comparativo que fiz).
O Corolla começa com uma imensa vantagem do ponto de vista de um cadeirante: facilidade para entrar e trava da porta arredondada. Essa trava da porta é uma briga que venho comprando. Pra quem é alto é fundamental que seja arredondada, pra não machucar as costas. Enfim, a porta do Corolla é bem grande e ninguém corre o risco de rasgar as costas na porta. O espaço interno também é generoso. Característica essencial de um carro médio.
A posição de dirigir agrada a grande e pequenos.
Ainda no quesito espaço, a versão mais nova do Corolla ganhou espaço no porta malas, são 470 litros (acho que eram 430). Na antiga cabe até mesmo a cadeira de roda tipo "X" e sobra espaço pra bagagem, na nova então o cadeirante tem espaço de sobra.
Debaixo do capô uma prova da eficiência dos japoneses na potência do motor 1.8: 136 cv, absurdos 22 cavalos a mais do que o motor de mesma cilindrada da Fiat, por exemplo. Mas essa potência se faz necessária para puxar os 1260 kg do carro vazio. O câmbio automático não é dos melhores, engasga muito e é indeciso, mas em viagens é confortável.
O Corolla desanima é na hora de estacionar. Seus 4,54m não cabem em qualquer cantinho e nessas garagens estreitinhas de hoje em dia dá pra passar boas horas de raiva tentando manobrar pra entrar na vaga. Por incrível que pareça, 
Mas não é a maior desvantagem. No bolso pesa mais na hora do abastecimento. Por ser pesado, ter câmbio automático e motor potente, não dava pra ser diferente, o danado é beberrão. No dia a dia ele faz em torno de 6km/l e olhe lá.
O Corolla XLi automático custa a partir de 65.010,00 e oferece bom pacote de equipamentos como ar condicionado, direção eletroassistida, computador de bordo, som com mp3 e outros.
No fim das contas, considero o Corolla um dos melhores carros para um cadeirante. Pena que é carro de tiozão.

4 comentários:

  1. Oi Sam blz?
    Eu ja ouvi falar de um Corolla xli 1.6 mas nunca vi. é verdade q tem?
    e tambem ouvi falar que a Toyota da um desconto alem dos previstos na lei, é verdade tambem? =)

    Abraço! Muito legal o blog =D

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  2. Tb acho muito "tiozão". Mas me diz uma coisa: quantos Km/l o seu Stilo tá fazendo? O meu faz 5 e pouco com álcool e 8 com gasolina. Trajeto 100% urbano...

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  3. Parabens pelo Blog, apesar dessas desvantagens muito bem apresentadas por vc este é o meu sonho de consumo por enquanto, rs...

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  4. Leo, o Corolla 1.6 foi produzido sim, mas felizmente já saiu de linha (mto fraco pro tamanho do carro). Dado, meu carro tá fazendo 8,5 na cidade e 13,5 na estrada, tô achando até econômico. Mas podia ser melhor...

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