domingo, 23 de maio de 2010

O verdadeiro altruísta

Certa vez entrei numa discussão sobre a existência ou não do verdadeiro altruísta, uma pessoa que faz o bem para outro sem querer nada em troca. Nada mesmo, nem mesmo um obrigado. É a pessoa que não pensa que o outro é mal agradecido se não lhe dá ao menos um obrigado.
Fazer o bem, ajudar, ensinar, pode sim ser uma atitude desinteressada. Foi o que eu defendi. Mas muita gente acredita que um mínimo de "recompensa" é sempre esperado, seja numa oportunidade em que você precise da outra pessoa e ela tem a "obrigação" de te ajudar, já que você o fez no passado, seja uma atitude qualquer que lhe faça valer o esforço, um agradecimento, uma oferta de algum benefício. Fato é que se você faz o bem, a probabilidade de receber o bem de volta é grande, mas nem por isso deve exigir que isso aconteca.
Há alguns testes pra saber se você é um verdadeiro altruísta, ou altruísta puro. Pense em uma situação em que você ajudou alguém e essa pessoa nem sequer lhe deu obrigado, ou pior, saiu xingando e dizendo que não precisava. O que sentiu? Que o indivíduo é um mal agradecido, que não devia ter ajudado? Ou que quem perde é ele por não saber dar valor a uma ajuda?
Nós cadeirantes estamos sempre precisando de auxílio, por mais independentes que sejamos. Afinal, sempre pinta uma escadinha no caminho, mesmo com dois degraus, aí só alguém pra ajudar a subir mesmo. Deste ponto de vista, podemos perceber com mais facilidade quem ajuda por prazer e quem ajuda porque pedimos. Não desmereço quem ajuda só porque pedimos, são boas pessoas com certeza. Mas que é raro encontrar um altruísta de verdade, isso é.
E você, deficiente ou não, pode se dizer seguidor do lema "fazer o bem, sem olhar a quem" ou no fundo no fundo espera alguma coisa em troca de uma atitude de bondade?

8 comentários:

  1. Olá!
    Pesquisando um pouco sobre o assunto pelo google, chei seu blog e estou adorando!
    Eu não sou cadeirante, mas tenho um amigo (colorido) de muitos anos; e a gente nunca mais tinha se visto, esse dias a irmã dele me add no orkut.Bom acho que o interesse que tenho por ele me fez ficar interessada no assunto.
    Então estarei sempre por auqi, estou adorando o blog, estou adorando aprender coisas novas a respeito!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É, realmente existem "favores" e favores.não é?
    As vezes prestamos favores esperando algo em troca, e atire a primeira pedra quem nunca fez "favores" esperando algo em troca.
    Mas no meio do mundo creio que ainda exsitem pessoas que fazem favores pelo bem, até porque de um certo lado, é um bem para voce tbm, pelo menos eu sinto um bem quando faço um bem.Agora infelizmente existem pessoas que não sabem usufruir desse bem, ou seja, pessoas que se aproveitam do bem de outras pessoas e acho que isso é que torna pessoas falsamente altruísta.
    Bom, como boa psciana rsrs, sou aquela que ainda acredta no bem do mundo,felizmente ou infelizmente (rsrs)Então muitas vezes sigo sim o lema "fazer o bem sem olhar a quem", devido a isso muita gente me chama de besta, de boba, mas eles não compreendem que com essas palavra influenciam as pessoas a se trnarem más falsos altruístas e acho que é por isso que o mundo tá cheio de coração bom,mas infelizmente bons interesseros!
    A gente não deve se deixar levar por poucas palavras, se gostar de fazer o bem,o faça!

    ResponderExcluir
  3. Olá Alessandro boa tarde!
    Gostaria de entrar em contato com vc a respeito de um artigo que pretendo escrever sobre os portadores de necessidades especiais, o artigo refere-se a contradição do governos em realizar políticas de inclusao mas, mas nao subsediar os equipamentos que os deficientes ficos necessitam e eles serem caros, pois só mudar a infraestrutura das ruas não resolve o problema, entre em cotato comigo!
    Meu email é:
    sandillaoliveira@gmail.com

    Abraço
    Sandilla Oliveira
    Graduanda em Economia pela UEFS

    ResponderExcluir
  4. acredito que todo mundo no fundo mesmo espera um obrigado. Pra ser sincera, sim. Mas tem gente que tem a sensibilidade melhor pra ajudar, pra se dispor, tem outros que não, mas isso é completamente compreensível. Somos totalmente diferentes uns dos outros. beijos e mto boa a postagem

    ResponderExcluir
  5. CARA D++++ SEU BLOG, ESTA ME AJUDANDO MUITO, SOU CADEIRANTE A DOIS ANOS, E AINDA TENHO MUITAS DUVIDAS, SE TU PODER ME AJUDAR COM ALGUMAS FICAREI GRATO ESTE E MEU EMAIL// kleber_ksc@hotmail.com, e meu fone: 044 8406-7190 desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. ahh tenho um blog tambem, da uma expiada la dexe umas diks para melhora lo, http://kleber.cruz.zip.net/

    ResponderExcluir
  7. Opa Sam! Assunto interessante, mas eu acho meio foda esse conceito de altruísta puro. Se o cara faz algo por prazer, então ele está sendo recompensado pela tal sensação de prazer. Quero ver é ajudar sofrendo e não pedir nada em troca, ehehe!

    ResponderExcluir
  8. O importante é ter bons amigos pra conversar e rir e assim vai superando tudo e entendendo que tudo o que acontece é devido a um plano de Deus.
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...