terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Regulagens na M3


Minha fiel leitora e amiga Sandra tem passado muito perrengue com a M3. Esses dias ela pediu umas dicas para fazer algumas regulagens. Afinal, a característica que faz da M3 a "melhor do Brasil" é justamente a capacidade de regular e ajustar em todos os sentidos. Só o pequeno detalhe que faz muuuuuita falta é o danado do manual de instruções. Até eu que sou "entendido" em mecânica simples (muito simples) passo aperto. Sou entendido porque a vida toda eu desmontei (e remontei) minhas bicicletas. Desmontava até a roda, os raios, e depois conseguia até alinhar.
Bem, dei umas dicas pra Sandra e aproveitei o embalo para fazer um ajuste que eu estava querendo fazer desde que a comprei: alterar o ponto de gravidade para evitar que ela vire com facilidade. Este é outro ponto muito negativo desta cadeira. Tanto que chega a ser perigoso. Não dá pra subir nem uma rampa um pouco mais íngrime que ela ameaça virar. Até no plano, uma tocada mais forte e ela empina. Mudei poucos milímetros o eixo traseiro, mas já deu uma melhorada. Se for o caso altero mais um pouco. Só fico com medo de ela perder uma das maiores qualidades: ser curta e permitir manobras em lugares mais apertados. Mas uns milimetrozinhos não vão prejudicar.
O ajuste foi simples, como dá pra ver na foto, é só virar de cabeça pra baixo, desapertar os parafusos, dar umas "batidinhas" pra trás, medir pra ver se estão alinhadas e apertar novamente. Realmente é simples de ajustar. Mas que o manual de instruções ajudaria muito, ajudaria.
Atualizando: só hoje descobri que tenho que regular também os freios, já que a roda se afastou um pouco, tive que fazer o mesmo com os freios. Pra descobrir quase caí, travei os freios e fui passar pra cadeira e ela estava totalmente livre. Um manual poderia ter me alertado...

10 comentários:

  1. Sam, mais uma vez obrigada pelas dicas. O ajuste que vc fez foi no sentido do encosto da cadeira, deixando o eixo mais próximo dele?
    Ah! Como os braços não cumprem sua função, resolvi retirar o suporte destes, que fica apoiado no ultimo parafuso do encosto, bem embaixo,ao deparafusar,percebi que não poderia tirar o tal suporte devido a um parafuso que fica no centro e que como não atravessa o cano, não sai com nada, nem chaves, nem alicates, nada, nem com ajuda masculina. Precisei portanto parafusar novamente, pois senão comprometeria o encosto. Mas vou continuar tentando, vou a uma oficina, vamos ver o que dá.
    Já bolei um novo braço que além de funcional vai ficar muito bonitinho, mandarei fotos assim que executá-lo.
    Bem, ja que a Ortobrás não se importa com pós venda e não está nem aí para nós consumidores, vamos tentar nos ajudar uns aos outros.
    Abraços!

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  2. ALESSANDRO AMEI SEU BLOG, MUITO BOM E REALISTA, ADOREI SUAS HISTÓRIAS DE VIDA E PERCEBO QUE FALTA MUITA GENTE RESPEITAR AS PESSOAS CADEIRANTES, ESTE BLOG COM CERTEZA VEIO PARA DAR UMA LIÇÃO NESTAS PESSOAS,AQUI NA MINHA CIDADE SALVADOR, NÃO TEM NENHUM PREPARO PARA OS CADEIRANTES SE LOCOMOVEREM, MUITO TRISTE ISSO, ACREDITO QUE OS ÓRGÃOS COMPETENTES DA PREFEITURA TINHAM QUE DAR MAIS ATENÇÃO A ESTES FATORES, TÃO IMPORTANTE PARA A AUTONOMIA DOS CADEIRANTES.

    JÁ ESTOU T SEGUINDO , T ESPERO NO MEU BLOG!!!BJOKAS!

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  3. AH!!! FIZ UMA PEQUENA HOMENAGEM PARA SEU BLOG NO MEU DÊ UMA OLHADINHA!BJOKAS!

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  4. oii, amei o blog!
    sou cadeirante desde os 8 anos de idade! hj tenho 22.
    adorei como vc aborda os assuntos, tira as dúvidas
    abração
    Mariana

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  5. Boa tarde Alessandre,
    Aonde comprou a M3? Sou de Floripa, quero comprar uma dessa mas aqui pediram 4790 nela, e nem ficaram com vergonha...

    Abraço.
    Paulo

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  6. fala Sam,eu d novo,no caso da m3 é preciso tirar as rodas pra colocar no carro?se pudesse gostaria q me respondesse no meu e-mail alecarvalho07@hotmail.com,valeu!

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  7. Oi Paulo, comprei a M3 em SP, foi 3600, tá meio cara a de Floripa heim. Kalango, depende do carro, mas geralmente tem que tirar as rodas.

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  8. Oi Sam! Todas as cadeiras gringas têm manual. Não dá pra entender pq as daqui tb não têm.

    Sobre o centro de gravidade, é um dos ajustes mais importantes da cadeira. Nem grila em deixar ele mais "conservador", pq um centímetro não é nada no comprimento da cadeira e significa muito mais estabilidade! A cadeira vai perder um pouquinho de desempenho, mas vc vai ficar mais seguro - o que é mais importante. Abração!

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  9. bom dia, uma dica para todos os leitores... a m3 nem se compara a algumas cadeiras da jaguaribe, q por ventura esta em novelas, e até mesmo o filho do cantor leonardo (recentemente acidentado) saiu ontem com uma cadeira do modelo agile, pesquisem mais sobre a marca jaguaribe, prometo q não se decepcionaram

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  10. Caramba, vou ajustar a minha agora!
    Eu só não consigo regular a altura do pedal.
    Vcs me ajudam?
    Abraço

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