sábado, 9 de janeiro de 2010

Test Drive no Nissan Livina


Mais uma concessionária de Belo Horizonte - desta vez da marca Nissan (a Motorsan na Av. Pedro II, 1520) - disponibiliza um veículo adaptado para deficientes físicos fazerem test drive: um Livina 1.8 SL automático. A adaptação é da Guidosimplex e foi feita no Hélio Adaptações, é um sistema de barra similar ao que tenho no meu carro, mas esta é diferente pela alavanca, que é vertical, permite mais firmeza e descansa mais o braço. Facilita também para dar seta, já que fica mais próxima à alavanca. Achei a adaptação muito firme e precisa, responde rapidamente aos comandos.

O carro é um monovolume, eu já o havia conhecido na concessionária Misaki, conforme contei neste post. Também pude conhecê-lo melhor na bienal do automóvel de Minas Gerais, que aconteceu em dezembro. Gostei muito da versão X-Gear, que vem com aparatos de off-road, no estio Adventure, e dá um ar mais jovial ao carro.
Como eu já avaliei o carro no post referido acima, vou contar sobre a experiência ao volante. Assim como na Honda, um consultor de vendas da concessionária, o Leonardo Ciolette, veio trazer o carro na minha residência, e chegou na hora marcada.

Desta vez achei mais fácil entrar e sair do carro, não sei se foi por causa da cadeira mais curta ou de mais prática. O espaço interno é impressionante. Passei as duas pernas por baixo da barra da adaptação com facilidade. Neste momento o Leonardo observou um detalhe importante: as adaptações geralmente tem um parafuso grande em baixo e suas arestas podem causar machucados nas pernas dos mais altos, como eu. Deveria haver uma proteção emborrachada para evitar acidentes. No meu carro já me arranhei várias vezes.
O motor é o 1.8 com 125cv, bem forte e adequado ao tamanho do carro. O câmbio automático infelizmente não é o CVT da Nissan, presente no Sentra, e sim de quatro marchas. Mas responde muito bem, não fica trocando as marchas excessivamente e reduz nos momentos apropriados. E faz valer a potência do motor.
Apesar de ser monovolume, como uma van, ele tem só 4,18m, se sai muito bem no trânsito e até em manobras. E é muito gostoso de dirigir, tem direção extremamente leve (elétrica) e bastante estabilidade. Não cheguei a ir para a estrada, mas o carro é bem confortável, ideal para viagens.
A versão avaliada foi a 1.8 SL Flex, que já vem com Air Bag duplo e freios ABS, além de som com MP3, roda de liga leve de 15", ar condicionado, revestimento do volante em couro e outros mimos (mais informações no site da Nissan). Porém senti falta do computador de bordo, ausente até mesmo na versão especial X-Gear. Acho importante para acompanhar dados sobre o veículo, como consumo e autonomia.

O grande diferencial para cadeirantes é o porta-malas, com 449 litros, coube minha cadeira inteira sem desmontar, só com o encosto rebatido. E não atrapalha a visibilidade, já que ela fica no nível do banco traseiro. E ainda sobra espaço embaixo da cadeira e ao lado.
Mas o atrativo principal mesmo é o preço: o modelo SL tem preço sugerido de 56.890,00 e cai para aproximadamente 45.000,00 com as isenções. Sem dúvida um modelo que oferece bom nível de custo/benefício.

6 comentários:

  1. iae Alessandro blz?

    Eu sou o Leonardo e nas minhas navegadas aqui na net encontrei seu blog e gostei muito =D
    bom eu moro em Brasília tenho 22 anos, estou cursando Administração e ha 1 ano e 2 meses eu tive a infeliz ideia de mergulhar numa piscina e fraturei a vértebra c7 ficando "tetra", mas estou muito bem ja recuperei a força nos braços, mãos e dedos e hoje me considero um "Para" =D
    Recentemente tive a oportunidade de dirigir um carro adaptado um ecosport automático, apesar de nao ser um carro bom para um cadeirante por ser alto, eu gostei muito e estou pensando em comprar um carro, estou pesquisando bastante e pensei em um Corolla xli 1.6 gostaria de saber sua opinião se esta seria a melhor compra relação custo benefício.
    Meu e-mail é: alencar.leonardo@hotmail.com
    gostaria também de conversar com você sobre um treino que faço de recuperação da marcha em Goiânia, acho que voce se interessaria pois vejo que é um lutador como eu =D

    Aguardo contato, valeu! =D

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandro, tudo bem? Hj eu e meu marido, que é cadeirante, visitamos uma concessionária da Ford e conhecemos a Ecosport Freestyle. Achei q o desconto é muito bom, 34,5%, um dos melhores que vimos até agora, ele entrou e saiu sozinho do carro e disse q não teve dificuldade. Eu estou achando q no dia a dia ele pode se cansar de entrar e sair do carro e pode ter dificuldade de desmontar a cadeira sozinho. Ele trabalha e faz faculdade de Administração na PUCPR aqui em Curitiba, tem uma bem agitada, e como somos só nós dois aqui em Curitiba, pois nossa família é de São Paulo, ele tem q se virar sozinho para ir aos lugares. Tenho receio que ele encontre dificuldades com esse carro. Qual sua opinião sobre a adaptação de um cadeirante com a Ecosport?

    ResponderExcluir
  3. Oi Tânia, não recomendo o Ecosport por ser muito alto. Que dá pra entrar e sair, dá, mas demanda certo esforço, e como vc disse, no dia a dia fica cansativo. No meu carro, que é dez centímetros mais alto que a cadeira, tem hora que me canso e quase caio. Além disso guardar a cadeira também vai ser mais cansativo. Acho que não vale a pena...

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam!!
    Sou cadeirante há 6 meses e meu pai está precisando trocar de carro. Minha cadeira atual é duplo X mas estou querendo trocar por uma monobloco. Ele está querendo um carro que o porta malas seja bem espaçoso e que possamos carregara a cadeira e mais um bocado de coisa..hauhauhau principalmente no caso de viagem.. Minha isençao é menor (nao sou condurora), entao vc pode me dar umas dicas? Vc sabe me dizer se o carro tem que ser no meu nome? Conto com vc..
    Abraços e obrigada!!

    P.S.: esse valor que vc citou acima com isençao é de condutor ou não condutor?

    ResponderExcluir
  5. Oi Elisama, um porta malas grande é fundamental para quem usa cadeira de rodas, pois é sempre necessário levar mais do que a cadeira. Há ótimas opções no mercado, mas o ideal mesmo são as peruas, como Palio Weekend por exemplo. Como vc não é condutora,seu pai pode comprar um caro com câmbio manual. O desconto que citei é para condutor, não sei te informar qual seria para não condutor, mas deixo contigo o e-mail do Geraldo Amaral, da Automax, que poderá te esclarecer melhor: geraldo.amaral@automaxfiat.com.br.
    Mande também para o e-mail do blog: blog.cadeirante@gmail.com
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. ólá sam,tiver problema na medúla t4 fiquei com perna direita com 50% do movimento,esquenta com uns 70%, mas médico detran -df optou p/ adaptar parte inferior total,OS comando lado direito,qual carro vc me indicaria,estou em duvida entre LIVINA ou FIT me AJUDE NA ESCOLHA BRIGADO PELA ATENÇÃO FICA COM DEUS!!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...