domingo, 30 de janeiro de 2011

Se perdoando

Acabei de assitir, "Comer, Rezar, Amar" (eu sei, demorou, heim?) e fiquei pensando em uma das lições do filme e sua relação com quem passou por um grande trauma na vida que mudou tudo e foi "culpada" por isso - como eu, vítima de um acidente de moto por imprudência que me tornou deficiente físico.
A lição é a pessoa aprender a se perdoar ao invés (ou além) de se preocupar que os outros a perdoem. Pegando meu exemplo, uma pessoa que se acidentou fazendo merda (correndo em uma moto a quase três vezes a velocidade permititda) e as consequências o deixaram paraplégico, sem movimentos e sensibilidade do peito pra baixo, uma das coisas que inevitavelmente passa pela cabeça é "porque fiz isso comigo?". Acredito que este seja um dos motivos que leva tanta gente à depressão, mau humor, e sentimentos deste tipo. A pessoa não se perdoa.
Ou mesmo em um caso que a culpa não foi dele, alguém entrou na frente, alguém atropelou, ou outra pessoa participou da culpa (no meu caso, o tratorista sem carteira que atravessou na minha frente sem olhar) por mais que se fique revoltado com a pessoa que "contribuiu" para a tragédia, é importante a pessoa se perdoar. Porque de alguma forma ela contribuiu, estava no lugar errado na hora errada, saiu com quem não devia, e no fundo acaba se sentindo responsável e culpado por ter "estragado" sua vida. Nesse momento, é importante saber se perdoar, para seguir em frente e se adaptar à nova realidade buscando ser feliz - sem nenhuma culpa ou sentimento ruim martelando sempre na cabeça.
No meu caso, me perdoei rapidinho, pois queria mais que tudo continuar a viver e ser feliz. Sem nada pra atrapalhar, além das limitações, que podem ser "dribladas" com força de vontade e planejamento.

3 comentários:

  1. Sam, parabéns pela superação. É isso aí, o negócio é seguir em frente e não olhar pra trás. Bjos da L@ine.

    ResponderExcluir
  2. Sam, saudades de vir aqui.
    Se perdoar é um grande desafio mesmo, em qualquer situação. Que bom que vc se perdoou e pode levar sua mensagem a milhões de pessoas.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELA RECUPERAÇÃO PSICOLÓGICA. VIVO UM MOMENTO DIFÍCIL EM MINHA VIDA MAS SEI QUE A FÉ EM DEUS É CAPAZ DE SUPERAR TUDO. uM ABRAÇO.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...